ATÉ QUANDO?

Marco Tulio Cicero, cônsul* da Roma dos anos 63 a.C. fez uma série de quatro discursos chamadas catilinárias nos quais denunciou ao senado romano, a traição contra o governo engendrada pelo soldado Lucio Sergio Catilina. A primeira dessas orações começa com a célebre frase “até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência”

Dois mil e tantos anos depois do acontecido, é a nossa vez de perguntar ao Presidente Bolsonaro, até quando veremos ele, pessoal e funcionalmente, sendo vilipendiado pelos ocupantes dos outros poderes e pela esquerdalha de plantão que, a cada dia, se torna mais agressiva por não receber a contrapartida que merece.

Além das mentiras que lhe são assacadas diariamente pela mídia esquerdopata, ações do poder legislativo, governadores e prefeitos de todo o Brasil se arvoraram donos da verdade, extrapolam as atribuições em total afronta ao que dispõe a constituição (inclusive causas pétreas) com o aval dos ministros do STF e não vemos nenhuma ação ou reação do Presidente para dar um basta, para se impor como primeiro mandatário da nação que, por conta da pandemia, está sendo desorganizada e fadada à falência para mais tarde ser vendida aos chineses, comunistas que criaram o vírus.

Curvar-se diante do opressor é fazer com que ele nos odeie mais e mais, conforme enfatiza o Professor Olavo de Carvalho.

Poder-se-ia dizer que o Presidente, por sua formação militar, não se sente confortável para descumprir determinações de membros dos outros poderes da república, mas a própria instituição militar diz que ninguém é obrigado a cumprir ordem absurda nem que venha, de alguma forma, afrontar sua formação moral ou religiosa.

O respeito à hierarquia e aos membros dos poderes constituídos da nação tem seus limites descritos na constituição, mas há também os de autopreservação que não estão escritos em canto nenhum, mas que fazem parte do caráter do indivíduo.

Eu sou nordestino, daquela cepa de homens que não levam desaforo para casa, porque na infância, se voltasse da rua apanhado, levaria uma surra boa para aprender a revidar e acho que já passou da hora do Presidente honrar a sua fama de cabra que não foge de uma boa briga, que caracterizou seus quase trinta anos no parlamento e botar ordem nesse terreiro, porque com toda certeza terá total apoio da maioria da população.

Glossário:

Cônsul - o mais alto cargo político da República Romana.

Quousque tandem abutere Catilina patientia mostra. (Frase original em Latim)