PASSADEIRA...DE SUSTO...

E lá estava eu no elevador com uma loira de olhos azuis...

Eu havia me divorciado recentemente...

Eu já estava devidamente instalado no meu novo apartamento, e as coisas estavam ficando organizadas...

Pra falar a verdade, organizadas "daquele jeito" que um solteiro organiza suas coisas...

Bem, voltemos á loira...

Ela era jovem e bonita, e pelo jeito morava no mesmo prédio, afinal estava no mesmo elevador...

Meio sem jeito, perguntei se ela conhecia alguém que passava roupas, e eu, de fato estava precisando...

Para minha surpresa, ela respondeu imediatamente: "Conheço sim, Eu!"

Não era bem a resposta que eu esperava, afinal ela não se parecia muito com uma passadeira de roupas...

Pelo menos entre as suas tatuagens, que eram várias, não havia nenhuma que me levasse a acreditar nisso...

Apesar de ter ficado meio, digamos, Mineiro que sou, desconfiado, eu realmente precisava de uma passadeira, e resolvi fazer um teste...

Combinamos o preço ali mesmo no elevador, e fechamos um pacote para ela lavar e passar algumas camisas para eu ter condições de avaliar a sua performance...

Como eu não possuía ferro de passar roupas, pedi para levar o dela, até que eu providenciasse um. Ela concordou...

No dia seguinte, logo após eu chegar do trabalho, ela apareceu no meu apartamento portando o seu ferro de passar...

Mal sabia o que eu estava para vivenciar nas próximas intermináveis horas...

Ela foi para a lavanderia, enquanto eu assistia TV na sala...

Foi então que o barulho de roupa sendo esfregada no tanque chamou a minha atenção...

Não pude resistir e fui ver o motivo dela estar lavando a roupa no tanque, sendo que eu possuía máquina de lavar roupas...

Foi aí que meu desespero começou...

Depois de uma explicação sem pé nem cabeça, alegando que a minha máquina era diferente da dela, cheguei a conclusão que ela não sabia "operar" a máquina de lavar roupas...

Voltei para a sala com uma nuvem sombria sobre a minha cabeça...

Sentei no sofá e, despretensiosamente olhei para o lado, e para minha infelicidade, avistei sobre a mesa, o ferro de passar, da loira...

Foi aí que meu desespero aumentou...

A parte de baixo do ferro estava preta...

Não entendo praticamente nada de ferro de passar roupa, mas sabia que aquilo era um mau presságio...

Não sei porque, mas começou a passar um filme de terror na minha cabeça...

Eu via minhas camisas estendidas no varal, uma a uma...

E todas estavam queimadas em alguma parte...

Quando vi minha camisa predileta, a listrada, com a marca do ferro bem na altura do peito...

O meu peito sentiu a pressão...

Fiquei imaginando uma forma de "abortar" aquela "operação lavar e passar"...

Pensei em desligar todos os disjuntores do apartamento...

Mas eles ficavam justamente na lavanderia, onde a Bruxa, digo, a loira, estava...

Depois que ela terminou de lavar as roupas e estendê-las no varal, fiz questão de não ir vê-las...

Algo me dizia que, agindo assim, eu poderia dormir melhor...

Em seguida ela veio para a sala, afim de passar as demais roupas, já lavadas por mim no dia anterior, na minha incrível máquina de sete cabeças...

Os passos dela soavam como os passos do executor chegando para ligar a cadeira elétrica...

E eu, óbvio, me sentia sentado na cadeira elétrica...

Eu não queria olhar...

Mas meus olhos insistiam...

Eles queriam sofrer...

Eu estava com a nítida impressão que, quando ela ligasse o ferro na tomada, ele ia explodir, e o prédio todo iria pelos ares...

Mas, de repente, um alívio profundo tomou conta da minha alma...

Eu lembrei que não tinha nenhuma tábua de passar roupa em casa...

Era a desculpa perfeita que eu precisava...

Se existisse uma Santa chamada Tábua, a partir daquele dia, eu seria devoto dela...

Ela ainda sugeriu passar as roupas num cobertor sobre a mesa, mas eu consegui convencê-la a deixar para outro dia...

Dia aliás, que nunca chegou...

Daquele dia em diante, toda loira que eu via, disparava meu coração...

Só curei o meu trauma, depois que mudei daquele condomínio...

O lado bom é que hoje eu mesmo passo as minhas roupas...

E o lado ruim é que hoje eu mesmo passo as minhas roupas...

Gilberto P. Batista