Ouvidos de vidro

Dever ser muito difícil tecer poesias, libertar a mente das amarras e conter a língua ácida na boca. Falar do outro é muito fácil, difícil é ser ele. Uma experiência fracassada não pode comprometer o caráter ao ponto de criar animosidade, e o parto auditivo enfraquece a liberdade de expressão. Obedecer por obedecer é atitude impensada, coisa de sistema fechado. Comportamento de indivíduo que pensa dentro da caixa; vida de gado.

Mas no dia a dia é porta-bandeira da representatividade, e a liderança negativa é movimento de desesperado; causa perdida no corredor da morte da racionalidade; um passo errado, e a imbecilidade serás a tua eterna amiguinha. Nesse quesito, é melhor ser lelé da cuca, pois a loucura tem remédio, a imbecilidade nunca! Incorporar Cândido Portinari e pintar quadros grotescos, não reflete a realidade, é só mais uma pintura falsificada, nas mãos de um amador qualquer.

Quer deixar suas impressões? A originalidade é uma boa expressão. É líquido, que tem público para tudo, até para ser contaminado pela inveja ou injustiça. E, o tempo é indicador de verdades, maturidade e distanciamento. Às vezes, é melhor assim, acredite! Ninguém é ingênuo, até Hitler foi um líder carismático; o indivíduo segue quem é espelho; ele se reconhece na forma de agir e pensar do interlocutor.

Muita calma nessa hora! A verdade é ambígua, prima-irmã da observação. A parcialidade não é traço de justiça, mas de afinidade. Cada um doa o que tem, e quem não tem nada, não pode emitir juízo de valor. A troca é uma moeda de um lado, o seu. E revela o lado menos atraente do ser, a ambição. É melhor cativar, conquistar e merecer.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 27/05/2020
Reeditado em 28/05/2020
Código do texto: T6959417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.