Na ilha

Aqui todo mundo se conheci, não tem essa.Ou tu é filho do fulano que mora próximo ao centro. Ou mora no Itaúna, mas não sabe o número. O que gera uma grande confusão.Itaúna um ou dois? Qual o número da rua?

E não tem como não conhecer, nem que seja de vista, como diz o Parintinense raiz. Daquele que lembra com carinho do cine.

Que foi no vagalume, ou foi puxado pelo Valdir Viana. Que fala que a praça digital era mais bonita antes.

Mas para ser sincero, eu gosto mesmo é de mesclar essa porrada de histórias que escuto, não só no programa do Enéas, mas também as que meu avô, pai e mãe contam.

Aqui todo mundo já se empolgou na exposição, se não tirou foto no cavalinho que era revelado pelo seu Guimarães, alguém da sua família tem em casa e guarda com muito carinho. Ficou pavulo achando que o Jorge e Matheus viriam ou o Zezé de Camargo e Luciano? É todo ano isso, mas não reclamamos as bandas locais são ótimas. E os rodeios no fim da tarde? Sem falar nos imensos dos cavalos e boi do Chicão .

Se tu não rodou a Catedral trinta vezes,ou saiu rasgando o bingo muito bravo, ou ficou na fila para comprar o prato sortido, está precisando viver a festa da Catedral direito.

Porquê aqui é assim, separamos o ano por festa. E não tem essa, de qual é o teu nome.Aqui não tem essa, é qual boi tu é? E pronto. E se não for nenhum, tem algo errado, a pessoa te olha, e fala:

-Olha Já, fala logo...

Porquê Parintinense é desconfiado. Tanto, que ele prova a farinha, o tucumã mesmo o feirante falando que é da docinha ou que a farinha tá torrada .

Mas o que eles gostam mesmo é do festival, e quem não gosta. Na fila tem os mais sofisticados que levam até colchão. Mas raiz mesmo é aquele que fica atrás de papelão, e vaia quem é do contrário.Quer ver Parintinense desesperado? Abre a fila pra entrar no bumbodromo. Só não é maior, do que no dia do ensaio técnico, que nunca se sabe por onde entra.

E são acolhedores, pensa em um povo bom de coração.

Criativos até nas torres gêmeas os bois já foram.Se ainda não foi no Leleu ,ou na pista mostrar a tua legue que comprou no Tudo é 10, precisa fazer isso.E as brigas de fanfarra? Aqui o povo leva a sério, quem ganha são as casas de tecidos.Todo mundo arrumado .Ensaiam e tudo fica lindo. A Avenida lota e não vou falar qual é a melhor fanfarra, para não gerar confusão.E o tacacá? o churrasco que eu sei que deve ter na esquina da tua casa:

-Com molho ou sem molho?

Além do delicioso peixe comprado na feira do bagaço.E como não agradecer frente ao pôr do sol, no final da tarde.Sim, eu moro em um lugar maravilhoso, a qual chamo de minha ilha.

Lena Albuquerque
Enviado por Lena Albuquerque em 31/05/2020
Reeditado em 01/06/2020
Código do texto: T6963980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.