Protestos antirracistas nos EUA

O estado de Minnesota está localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos da América, tem uma área de 225 163 km² e uma população de 5,64 milhões de habitantes (2019), faz fronteira com o Canadá e o Lago Superior, o maior dos grandes 5 lagos dos EUA, e contém cerca de 10 mil lagos em seu território.

A capital do estado de Minnesota é Saint Paul com 307.695 habitantes (2018). A cidade mais populosa é Minneapolis com cerca de 400 mil habitantes, no Condado de Hennepin, do qual é a sede, está localizada no leste do estado às margens do Rio Mississipi, tem 24 lagos e é conhecida como a “cidade dos lagos”. É também a cidade mais fria dos EUA, com temperaturas negativas nos meses de outubro a abril. E já foi considerada a cidade mais liberal e progressista dos EUA.

Em Minneapolis, uma ocorrência policial malsucedida com 04 policiais brancos da Polícia Local chamou à atenção do mundo inteiro e desencadeou uma onda de protestos antirracistas que já dura 08 dias, em cerca de 200 cidades, com quebra-quebra, saques em lojas, viaturas policiais incendiadas e muitas prisões. A onda de protestos já atingiu outros países como França, Reino Unido, Austrália e Brasil.

A ocorrência frustrada que culminou com a morte de um negro chamado George Floyd, de 46 anos de idade, ocorreu no dia 25 de maio do corrente ano e foi filmada e postada na internet onde ganhou repercussão. Os 04 policiais após prenderam e algemaram o George imobilizaram-no no chão, sendo que um dos policiais com o seu joelho esquerdo pressionou por 8 minutos e 46 segundos o pescoço do detento que balbuciou 16 vezes “I can’t breath” (Eu não consigo respirar). O detento após desmaiar foi levado ao hospital onde chegou sem vida.

Quanto à ação policial em si não acredito que houve racismo, mas sim um ato de imprudência (sem violência) devido a uma técnica de imobilização ultrapassada por colocar em risco a vida do detento. O imaturo policial nem imaginava que o detento poderia morrer. Foi indiciado por homicídio culposo, sem a intenção de matar, e foi demitido junto com os 03 policiais, que foram omissos ou coadjuvantes.

Aqui no Brasil também há muitos casos de negros que são mortos em confrontos com Polícia. Tanto nos EUA quanto aqui no Brasil há muitos negros nas Polícias; se houvesse racismo não haveria negros. O problema está na delinquência onde a maioria é de negros. A solução seria investir na educação e cultura dos afrodescendentes. O racismo não deve existir nas Polícias, porque somos todos iguais; o que deve existir é a prisão (sem violência) de pessoas delinquentes sem distinção de raça, sexo ou classe social. Enfim, estamos caminhando para uma Polícia civilizada em todo o mundo. E casos de racismo ou de violência policial são punidos como exemplos.

Goiânia, 03-06-2020

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/06/2020
Reeditado em 05/06/2020
Código do texto: T6966558
Classificação de conteúdo: seguro