TOC E O CORONAVIRUS

Tem momentos que nos deparamos com situações não imagináveis. Em minha família, uma situação nos chamou a atenção. Tenho uma filha psicóloga, e eu e minha esposa, há algum tempo, estávamos preocupados com seu TOC, com sua “mania de limpeza". A preocupação não era só nossa, inclusive, dela também. Aliás, de toda a família. Ela usava diariamente muito álcool, muito gel, tudo para limpar, desinfetar, cuidado extremo com os calçados, com os produtos que vinham do mercado, enfim, achávamos que havia “exagero", chegou ao ponto dela mesmo, como psicóloga, conhecedora da área, procurar a ajuda de um colega profissional. Agora não iria tratar ninguém do TOC, ela era mesmo que necessitava dos serviços profissionais de um colega de profissão.

Pois bem!

Passado algum tempo, após muitas sessões, um dia nossa filha nos disse muito feliz: "Graças a DEUS, estou curada, não tenho mais o TOC por limpeza". Realmente, estava "curada", já tínhamos percebido a mudança no dia a dia. Aliás, toda a família tinha notado. Todos ficaram muito felizes, compartilharam de sua alegria, o tratamento deu resultado. Acontece que, decorrido não muito tempo de sua recuperação do TOC, repentinamente o mundo foi assolado pela COVID 19, o CORONAVIRUS. Agora toda a imprensa falada, escrita e televisionada, diuturnamente noticia e orienta quanto aos cuidados que devemos ter para evitar o contágio com o vírus. Muitos são os aconselhamentos para evitar o contágio. Utiliza-se de muito álcool, muito gel, limpar e lavar os produtos de mercado, lavar as frutas... quanto aos calçados tirar quanto entrar em casa, limpá-los. Enfim, cuidados que todos nós já estamos "cansados" de ouvir a todo o instante.

Diante tudo isto, um dia nossa filha nos disse: ESTE VÍRUS, O CORONAVIRUS, VEIO JUSTAMENTE AGORA QUE EU ESTAVA "CURADA". ELES RECOMENDAM A FAZER TUDO AQUILO QUE EU JÁ FAZIA ANTERIORMENTE AO TRATAMENTO, RECOMENDAM QUE SE FAÇA TODOS AQUELES MEUS “TOCs".

Com suas palavras, eu e minha esposa nos olhamos, ficamos paralisados, pensativos. Eu refleti... pensei... e disse: A Dúvida está aí, "OU O TOC É UMA QUESTÃO DE SAÚDE, OU A SAÚDE É UMA QUESTÃO DE TOC". Pensamos... e todos nós acabamos rindo... kkkk.