O primeiro contato

Primeiro inaudível, depois aos poucos o contato foi melhorando, melhorando e escutou-se uma voz – por favor, identifique-se!
E repetia.. Por favor, identifique-se, nome e posição em que se encontram..

Fábio começou a falar sem parar...
Como haviam chegado a lugar nenhum e como não sabiam onde estavam.

Rita teve que dar-lhe uma cotovelada para fazer ele ouvir o contato que tentava conversar. . Imediatamente do outro lado ouviu-se:..

- Aqui é da Guarda Costeira.
Navio salva-vidas Santo Antônio!.

Quem lhes fala neste momento é o Tenente Carlo Setúbal.
Estamos a procura de vocês fazem 3 dias.
Estávamos quase finalizando esta operação sem sucesso..

Não temos as suas coordenadas, informem, por favor,  o modelo do rádio que possuem.

- Fábio informou de imediato o modelo e as dificuldades que estavam tendo para mante-lo em funcionamento..

O Tenente informou que avisaria também ao Capitão Crescêncio das Operações de Salvamento Aéreo que os estava acompanhando nas buscas.

O que peço é que não se apavorem, mantenham a calma, evitem esforços físicos, descansem, mas fiquem atentos ao horizonte a aos céus porque é por lá que virá o socorro e Deus há de nos guiar até vocês.

O rádio que vocês usam é muito potente.
Tem um alcance de 60 milhas e com o deslocamento do barco sem rumo, pelo ventos acreditamos que foi para o norte, aumentaremos o nosso raio de busca Aérea.

Um misto de euforia tomou conta de todos. .

A Traineira, A Esperança...e o Tédio.

Mas...não tinham mais alimentação e a água já estava provocando diarréia e vômitos em alguns,

Fayana.e Rita resolveram fazer ainda mais dois revezamentos.

Já tinham o problema do porão onde a água insistia em penetrar cada vez em mais quantidade.

Neste momento Jonatham se encontrava lá, reclamando pela troca do plantão. Um ficaria na proa e o outro na popa.

Mestre Rodrigão preferiu a proa, lembrando de seu sonho.
E assim fizeram.
O rádio funcionou mais duas horas e queimou novamente, desta vez quase toda a fiação interna.

Décimo nono dia, uma gaivota parecendo um avião

No décimo nono dia, após o alvorecer, Rita estava encostada no bordo arrebentado da popa, vomitando o que restava no seu estomago quando observou ao longe sem saber distinguir se sobre as águas ou se no céu um vulto negro, pequeno, parecendo um gaivota... o vulto foi crescendo e Rita teve impressão que fazia barulho.

Tentou chamar os demais, mas sua voz soava como um sussurro.

Gritou para Mestre Rodrigão,deitado sobre as tábuas revoltas na proa, porém ele olhava fixamente o mar em outra direção.

Rita tentou levantar-se, mas já tinha chegado até ali rastejando e  conseguiu se erguer. num esforço sobre-humano, que poderia ser o último que faria se pos de pé.

Encheu o seu pulmão com todo o ar possível e gritou: 

UM AVIÃO!
UM AVIÃOOOOOOOOOOO... E caiu desmaiada sobre as cordas enroladas na ancora.

O estado físico e psicológico dos sobreviventes

De imediato como se fosse um alimento, uma benção, uma injeção ou um tapa... Todos se levantaram olhando o avião se aproximar.

Gritavam... caiam, batiam com paus....facas, cordas, o que tinham à mão,
ajoelhavam-se.

Fábio não conseguia mais andar..
Estava todo queimado pelo sol e urinava sem controle.

Jonatham já tinha perdido sua robustez e devido a ficar no porão inundado por muito tempo tinha contraído tuberculose e tossia sem parar...

Fayana não falava havia dias..sua garganta não permitia..ínguas e a falta de alimentos lhe fizera um corpo esquelético.

Roberto gemia,espumava pela boca e botava a língua para fora a todo o momento...os seus lábios estavam rachados e sangravam..

Julio se encontrava abraçado ao rádio.
Tentaram tira-lo dele, mas em vão..dormia com o radio, fazia suas necessidades com o rádio, falava o tempo todo com o rádio inoperante.

O Seu corte já abrira duas vezes e o principio de uma gangrena era questão de tempo, balançava o rádio em direção ao avião e gritava palavrões.

Mestre Rodrigão emagrecera, sua fama de grande homem dos mares virara numa traiçoeira depressão.

Com horas de júbilo e horas de choro.
Nunca entenderia porque em sua última viagem ao mar fora pego de surpresa.

Esqueceu que o que afoga a Vida não são só as águas mas também, o tempo e ele reserva surpresas.
Não parecia estar mais na Traineira.

...E o pássaro alado, inventado pelo homem, e enviado por Deus passou roncando os seus motores por sobre a Traineira Esperança.

...continua Traineira Esperança Parte XV  (final) - O Resgate, e a vida:. Tudo e Todos são passageiros.

 
Robertson
Enviado por Robertson em 04/06/2020
Reeditado em 04/06/2020
Código do texto: T6967908
Classificação de conteúdo: seguro