Convergências de Gerações

É comum se falar em conflito de gerações, porém....

O que posso dizer, meu amigo, sem correr o risco do pedantismo, é que os fatos presentes - embora, alguns teimam em negar - indicam que o tempo da espera se esgota. Impressiona, para recorrer a uma imagem menos agressiva, é o quão petulantes são as manifestações, todas elas, e não encontro outra palavra, por mais que me esforce, em desacordo com o mínimo de coexistência com o oposto, numa especie de cegueira (sim, penso em Saramago) ignora os fatos. Ao contrário desse comportamento - esperado numa sociedade que se deseja civilizada, o que se destaca e se torna... normal, é ver pessoas alucinadas por soluções em completa divergência com o denominam democracia. Oras bolas, talvez um marciano em férias por aqui, assombrado com o que presencia, fique de boca aberta (claro que é apenas uma suposição, não sei se marciano tem boca) ao ver tétrico espetáculo. E assim, caminha o que chamam humanidade. Humanidade desumanizada, militarizada, indiferente em, ao menos, querer entender os males que causa quando difunde idéias que matam, idéias que soterram, como uma implosão, o que definiria ser Humano: o Amor. E, na falta de uma palavra que possa, sob pena de ser acusado de esquerdopata - aliás, classificar posições com nomes desse jaez, desse quilate - é o máximo de argumento quando se os tem. Todavia, é preciso deixar claro, que a pluralidade de opiniões é o que caracteriza uma sociedade democrática. Nesse sentido, não acredito, disse aquele senhor, próximo aos 80, que ao fim de minha vida, presenciarei atitudes contrárias aos preceitos democráticos. E sob aplausos o conferencista agradeceu e sentou, para ouvir um jovem de 18 que militava nas questões humanas, como ele dizia, se referindo ao direito, à saúde, à educação, à moradia, ao emprego digno, enfim, à vida.