Sucesso.

Hoje vou lá lavar aquela sujeira antiga. Aquela esbornia causada pela insensatez. Há anos precisava lavar aquilo. Eles dizem sobre o Mundo não estar nem aí para você, seus sentimentos ou o que está pensando. Como diz uma frase cujo autor agora não me recordo: "o Mundo não está interessado em quantas tempestades você passou, ele quer saber se você trouxe o navio. Por outro lado, não tem nada de verdade naquela que diz: joguem-me aos lobos e voltarei dominando a matilha. Mentira. Só encontrarão seus ossos e olha lá. A sorte abraça alguns por algum tempo, mas não demora e um vento frio toma conta de sua alma. É preciso então reacende-la, e, como sabem, isso nem sempre é fácil sem fósforo, isqueiro e em meio a um vendaval. É muito comum ouvir as pessoas dizerem por aí que conhecem fulano ou cicrano, que sabe! Que sabe! Besteiras! Ninguém conhece nem a si mesmo, que pudera o outro.

Não sei se os aborígenes estavam certos ao dizerem que estamos aqui apenas como viajantes e em breve voltaremos para casa, e que nossa missão aqui é aprender e evoluir. Não sei se Buda estava certo, muito menos Sêneca. Sei que cumpriram bem suas missões na Terra. As teorias orbitam e em suas mais variadas formas. Talvez se alguma raça de seres extraterrestres mais avançados estivesse nos estudando poderiam certamente afirmar que somos idiotas, que batemos cabeça contra muros chapiscados, que viajamos na maionese, que nos destruímos a nós mesmos a todo momento, que perdemos a noção que nunca tivemos e que talvez a encontremos por aí quando uma "maçã" cair em nossas cabeças. Talvez olhem para nós como nós olhamos para um formigueiro e aquele vai e vem sem nexo. E talvez até tenham pena de nossas imbecilidades.

Mas como ninguém tem a absoluta certeza de nada, aquele cara que escreveu Eram os Deuses Astronautas também certamente estava louco.

E tem os que se perguntam todos os santos dias qual sua culpa na atual desorganização de sua vida. Você não tem culpa alguma! Até a palavra desorganização é difícil de organizar. Logicamente se faz imprescindível seguir as regras da sociedade (ou faça como Thoreau!), mas grande parte não suporta a realidade e se animaliza. Muitos não assimilam o sucesso do próximo, assim como repulsam o próprio fracasso. Isso também é uma grande besteira! Sei que a verdade é relativa, mas o sucesso não está ligado ao status, ao poder, ao dinheiro, à inteligência e muito menos à beleza. Existem três formas de sucesso:

(1) O QUE O ESTADO QUER: que você seja um cidadão exemplar, um bom trabalhador, pai de família, cumpridor de seus deveres, bom pagador de impostos e que não demore a morrer para não onerar os cofres da Previdência;

(2) O QUE A SOCIEDADE QUER VER: ou seja, carros novos e luxuosos, casa linda com piscina, sauna e hidromassagem, viagens, fotografias, família linda, melhores locais, bares, restaurantes, algum poder e uma morte "feliz", indolor, dormindo no melhor hospital particular de Ribeirão Preto;

(3) e, por último, O SEU SUCESSO PESSOAL como ser humano, o que você realmente quis ser e fazer, mesmo que isso signifique apenas escrever alguns livros e morrer aos 47 do segundo tempo de um jogo perdido.

Savok Onaitsirk ____________

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 09/06/2020
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6972016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.