Humanidade

Muitos dizem não ter mais fé na humanidade e que merecíamos ser aniquilados. Realmente fazemos mal a esse planeta e a diversas outras espécies que vivem nele, mas não consigo ser a favor de uma extinção global da raça humana.

Não falo isso por egoísmo ou medo da morte. Falo isso, pois acredito que sou um dos poucos que ainda possui esperança em nós. Pode ser ingenuidade minha acreditar que nossa extinção não está próxima, acreditar que a bondade ainda tem chances de vencer. Eu penso desse jeito não por opção, mas sim por necessidade. Não conseguiria continuar vivendo sabendo que estamos condenados e que não posso fazer nada a respeito. Se eu pensar assim, prefiro receber um tiro entre meus olhos e parar de pensar, parar de me culpar.

Alguns fatos que já ocorreram em minha vida ajudam a manter minha fé em nossa raça. Um dia estava caminhando e um casal de moradores de rua, que estavam preparando um forro de papelão no chão para dormir, me perguntou que horas eram. Depois que respondi, eles me agradeceram diversas vezes. Não deveria ter me surpreendido com tamanha educação que eles apresentaram o que me deixou até mesmo sem resposta. Foi algo insignificante que fiz, usei no máximo quatro palavras, porém para eles significava algo que até hoje não consegui entender. Queria ter feito algo a mais para eles, mas não tinha possibilidades. A bondade e gentileza deles me contaminaram como uma doença. Isso me fez querer ser uma pessoa melhor. Foi esse fato, aparentemente normal, que me fez ter esperanças em nós até o dia de hoje, no qual escrevo, e espero que para sempre.

Fatos simples como um agradecimento ou um "bom dia" podem melhorar a humanidade, quem sabe até mesmo salvá-la. Não espero ver todos de mãos dadas sem nenhum conflito porque sei que isso é improvável. Só espero que a nossa fome autodestrutiva seja alterada, que tenhamos outros apetites e que modifiquemos nosso paladar. Não acredito e nem quero a bondade plena, só quero que o equilíbrio entre o bem e o mal seja atingido, como ocorre com todas as outras espécies que vivem e viveram em nosso planeta.

Não quero ter mais esperanças de um futuro melhor, quero certezas. Sei que nunca a alcançarei, principalmente porque todo otimismo tem um limite.