O MARRECO de Meu Pai
 
Parabéns à POETA Vanice Zimermen pel
a sua construção poética. Parabéns também pela sua ótica em captar luzes naturais e nuances. Assim são os artistas das palavras e dos olhares.  Peço licença para compartilhar esta imagem que mexeu com minha memória permitindo-me revisitar a infância. A saudade foi saciada, lugares revisitados, protagonistas e coadjuvantes voltaram à cena. Benção pai! Ouço risos e alegrias fraternos.
 
Meu pai viajava e sempre trazia novidades: cada uma mais exótica que a outra. Ele  trouxe muda de maracujá. Havia  se  encantado com a flor e a ramagem. Plantou no muro que separava o quarador de roupa  de sua horta, galinheiro e pomar. A planta cresceu e logo deu suas flores que trazia vizinhos curiosos para ver o exótico roxo de sépalas e pétalas. Apareceram os frutos.
 
De outra vez ele chegou com caixote de minhocuçu.  Eram iscas que usava para sair em suas pescarias. Todo mundo tinha um misto de susto, nojo e admiração pelo tamanho daquelas  minhocas. Elas ficaram onde também já havia sido posto um tatu.

Ele trouxe  também coelhos...  O quintal amanheceu repleto de filhotes, pois a fêmea fizera uma toca para procriar.  Ninguém  havia percebido o seu esconderijo nascedouro de novas vidas.
 
E assim era meu pai que parecia querer transformar aquela área em algo com um quê de zoológico e granja. Além dos animais domésticos houve tantos outros que em nenhuma casa podia imaginar fosse possível.

De outras tantas vez trouxe também, casal de marreco. Aquela plumagem masculina chamava a atenção: a fosforescência cintilava ao sol. Já a  marreca botava, mas não chocava. Quem teve que cumprir com a obrigação fora  uma das galinhas. O Galinheiro se encheu de marrequinhos.  Ganharam um tanque de lajotas para nadarem. Sua mãe galinha empoleirava nas bordas para ver seus desengonçados pintos nadarem. No verão eu e meu irmão assumíamos o lugar para nos refrescarmos. Conto com vantagem de nunca termos adquirido uma micose.

Ao ver a foto e o poema, lá estava eu em companhia de meu irmão ressuscitado naquelas águas. Ouvi minha mãe ralhando: “Saem já desta água que vocês  vão adoecer”. Sua voz sumindo em minha memória...
E eu estava, novamente, trazido de um lugar do passado, só diante da foto e do poema que se mostrava na tela de meu computador.
Presente..
 
Foto e POEMA de Vanice Zimerman Ferreira
Crônica de Leonardo Lisbôa.
Barbacena, 10/06/2020.
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:

 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
 
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 11/06/2020
Reeditado em 11/06/2020
Código do texto: T6973983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.