Vidas negras importam

- Vidas negras importam.

- Sério, carinha!? Vidas negras importam? Eu já ouvi você repetir essa frase umas trocentas vezes. Li, na sua página do Face, tal frase. Até na sua capa do Face ela está. "Vidas negras importam", bonita frase. E há dez minutos eu vi você, aqui no centro da cidade, passar por um negro, mendigo, esfarrapado, fedendo à pinga; e ele se aproximou de você, e você, emburrado, de cara fechada, de poucos amigos, afastou-o com um gesto brusco. "Vidas negras importam", bonita frase. E ontem, à tarde, lá no Crispim, você passou por um grupo de mendigos, todos negros, todos banguelas, todos de roupas sujas, e nem lhes ofereceu um olhar, um mísero olhar. Com a sutileza de um rinoceronte numa loja de porcelanas, você virou a cabeça para o lado oposto, e fez que não os viu. "Vidas negras importam", bonita frase. Como se diz em inglês? "Black Lives Matter", bonita frase. Linda. Você tem um coração de ouro. E dias atrás, na segunda-feira, se não me engano, andávamos nós dois pela Praça Emílio Ribas quando, de repente, mais que de repente, do chão, próximo de um banco, surpreendendo-nos, levantou-se um mendigo, negro, fedido, de cabelos sujos e roupas imundas; e ele, com um gesto, solicitou-nos que o ouvíssemos. E o que você fez? Virou-lhe a cara, e acelerou os passos, dele se afastando. "Vidas negras importam", linda frase. Belíssima. "Black Lives Matter", em inglês é mais bonita. É chique. "Vidas negras importam", linda frase. Mas você estende as mãos aos negros que estão, na sua frente, comendo o pão que o diabo amassou? Ou a sua luta em favor dos negros resume-se a repetir "Vidas negras importam" a todo instante só para você se fazer de bonito? E a vida do negro que dorme, perto da sua casa, toda noite, num amontoado de papelão, não importa? Ah! A vida deste negro não, pois este negro está ao alcance de suas mãos; ele é um humano concreto, e não uma frase bonita. Você ama as frases bonitas, e não as pessoas, os seres humanos. "Vidas negras importam", bonita frase. " Black Lives Matter", linda frase. Em inglês é mais chique.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 11/06/2020
Código do texto: T6974005
Classificação de conteúdo: seguro