Copa 90

Há trinta anos estava em curso a Copa do mundo de 90.

A Itália foi o palco da décima quarta copa do mundo.

No dia oito de junho,em Milão,iniciou o evento.

O futebol italiano era o mais poderoso do planeta.Prova disso é que os maiores craques do mundo jogavam lá.

Careca,klinsmann,Van basten,Platini,Zico e Maradona.Claro,nem todos ao mesmo tempo.Alguns com passagem mais longa ou curta.

A Alemanha atraía alguns jogadores mas não tinha jeito pois os clubes italianos eram sonho de consumo.

Eu era um guri de 11 anos que pela primeira vez via uma copa sozinho.Alegremente apertava os botões da nossa primeira tv colorida para ver os jogos.

Se não me engano eram quatro canais transmitindo a copa.Diferente de hoje onde só uma tv aberta transmite.

Eu estudava pela manhã e só chegava ao meio-dia,logo já tava dando um jogo.Sim ,a ansiedade de chegar em casa virou parte da rotina.A copa ocorreu antes das férias de meio de ano.

Como esquecer o jogo da estreia onde Camarões venceu a Argentina e mostrou ao mundo a alegria dos leões indomáveis?Roger mila e cia dançando a cada gol.

Pra muitos a seleção africana foi a grande sensação.Era um futebol pra frente.Às vezes faltoso mas que eles não tinham medo de atacar, ninguém pode negar.

Outro lance inesquecível também teve camarões.Higuita, lendário goleiro colombiano, decidiu driblar Roger mila mas se deu mal.Mila só precisou conduzir a bola e chutá-la para o gol vazio.

Toda copa tem seu artilheiro e o mundial da Itália teve um que jamais será esquecido:Salvatore Schilacci ou Totó.

Do banco de reservas para a glória.A Itália teve jogos encardidos.Um contra a Irlanda foi duríssimo mas totó não perdoava.No fim Totó fez seis gols ao todo e ajudou a Itália a chegar no terceiro lugar.

Mas é claro que das lembranças a que jamais posso esquecer é ele :Caniggia.

Brasil e Argentina se enfrentaram em Turim no antigo Delle Alpi,pelas oitavas de final.O Brasil vinha de uma primeira fase tranquila mas contestada.Três jogos e três vitórias.

A Argentina de um empate,uma vitória e uma derrota.Mas ainda tinha créditos por ser a atual campeã do mundo e por ter Maradona.Só que diferente de 86 outros jogadores dividiam holofotes com o Pibe.Goycoechea o grande pegador de pênaltis e o jovem Caniggia.

O Brasil não era fraco.Tinha grandes nomes como Taffarel,Mauro galvão,Muller e Careca.

Por incrível que pareça a seleção fez um jogo muito bom. Iniciou prensando os hermanos no campo deles.Perdeu vários gols e meteu bola na trave.Veio o segundo tempo e seguiu a pressão.Pelé ,que era comentaristas na Globo ,viu o que muitos viram.A argentina deu uma crescida e perto do fim do jogo veio o famoso lance.Maradona pega a bola e faz uma baita jogada.Quase caído passa pra Caniggia.Ele tira Taffarel com um drible e faz o gol.1x0 Argentina.

Adeus,Turim e o sonho do tetra.Mais quatro anos na fila.Dunga foi eleito o culpado e precisou esperar quatro anos para a redenção nos EUA.

Dali em diante ficou uma copa estranha.Pra quem torcer?

Bem.Sinceramente perdi um pouco do interesse pela copa mas segui vendo.

Por fim chegou a final no dia oito de julho.Vi o jogo mas sem muito ânimo.A derrota para Argentina ainda doía.

Com um gol de pênalti de Brehme a Alemanha venceu.Um pênalti muito discutido mas que foi convertido.

E assim terminava a Copa de 90.Inesquecível apesar de muitos dizerem que ela foi fraca por causa da baixa média de gols.

Mas não há copa que não tenha uma meia dúzia de discussões antes,durante e depois...

sandro leao
Enviado por sandro leao em 14/06/2020
Reeditado em 22/06/2020
Código do texto: T6977384
Classificação de conteúdo: seguro