O Legado de FHC, um testemunho pessoal

Muito embora, não haja consenso entre muitos Brasileiros, sobre os benefícios do Plano Real, e ainda chova criticas à pessoa de seu Autor, a verdade é que este plano se tornou um verdadeiro divisor de águas na recente História Política do Brasil.

Nossa História pode ser dividida entre antes, e depois dele. Seu surgimento, marcou o fim da Inflação, que corroía o pobre de nossos bolsos,e, consequentemente, o aumento do poder de compra dos Brasileiros. E não somente isto. Foi a partir dali, que fui percebendo que os candeeiros á gás, que muitos usavam, iam sendo substituídos pela energia elétrica, que muitos passaram a ter acesso.Na minha Terra( Jequié-Ba), a água, que pegávamos em cacimbas quando faltava, agora era encanada na maioria das casas não só dali, mais de meu Estado, de vário lugares de meu País.As fichas telefônicas que usávamos para fazer ligações, foram, aos poucos, sendo substituídos, por celulares, muitos dos quais, já vinham com câmeras, e aos poucos tempo também, as máquinas fotográficas já eram coisas do passado.Os Computadores, iam aos poucos invadindo as Escolas, e com eles, a Internet, que passava a fazer parte de nosso dia a dia. Sim,o Brasil mudava, embora ás vezes

nem dávamos conta disto.Eu tinha 14 anos.

Foi a partir desta percepção, que minha atenção se voltava para o

cenário político nacional, de onde, graças aos ventos favoráveis da economia mundial naquele momento, estas mudanças, se tornavam possíveis e também percepitíveis .Foi ai que "descobrir" o político Fernando Henrique, Ministro da economia do Presidente Itamar, e, posteriormente, eleito Presidente da República em 1994.Muito embora, nunca o conheci pessoalmente, comecei a acompanhá-lo, e, através de sua trajetória Política, passei a amar a boa Política (não a perfeita, mais a possível), aprendi a ver o Brasil acima de partidos, a até mesmo, a ser mais tolerantes com aqueles que mim criticam.Ele passava isto!Seu exemplo mim ensinava. E para que ninguém diga que isto é discurso de político, ressalto aqui, que não faço parte de nenhum partido, nem ideologias partidárias. Mas foi a partir de seu governo,que sentir a necessidade de se politizar mais, o que, deveria, diga-se de passagem, ser um dever de todo Cidadão.

Passados oito anos depois de seu governo,quando tentavam "roubar" minha mente, ao dizer que o País estava de mal a pior(como sempre fazem), já não conseguiam mais. Pois já tinha visto. Apesar de alguns desacertos, EU VI, o Brasil, mudando, para melhor.

EU VI,pela primeira vez, um governo pagar para que Pais de alunos mantessem seus filhos na Escola.

EU VI, também pela primeira vez , um Presidente erguer as mãos a um adversário político, e ajudá-lo a dar os primeiros passos num governo de transição(2002-2003), para que o mesmo não prejudicasse o Brasil, num momento crítico de nossa história, em que o país precisa da continuidade das reformas, até então conquistadas. Um grande exemplo de civilidade!

EU VI, os alicerces para a estabilidade deste País, serem lançados em 1994. EU VI , o quanto isto custou ao Presidente Fernando Cardoso.

EU VI, muitos torcendo para que tudo desse errado. Só precisávamos de alguém que desse continuidade a este processo, sem precisar destruir o que havia sido posto. Foi ai que surgiu o Presidente Lula,eleito em 2003, e, graças a Deus, a ao bom senso de alguns que o acompanhavam,puderam manter de pé o tripé da Política econômica do Presidente Cardoso(mesmo que eles tinha criticado tanto). Mais foi por causa disto que o Governo Lula pode dar continuidade aos avanços do governo anterior e ampliar, em muito, os Programas sociais , cumprindo assim, muitas promessas de seu Governo também.

Hoje,18 de Junho, no dia em que o Ex- presidente comemora seus 89 anos, venho através, desta página desejar-le meus parabéns ao relembrar o seu Legado para nossa História. Se em seu Governo, houve erros sim ,porém, muito mais foram os acertos. Sem mais, agradeço-le pelos acertos.AO HOMEM,QUE MOLDOU MINHA VISÃO POLÍTICA, SEM PROPAGANDAS MEDÍOCRES,E LEVOU-ME A VER O BRASIL BEM ACIMA DE PARTIDOS, MINHA SEMPTERNA GRATIDÃO. PARA SEMPRE. MUITO OBRIGADO, PRESIDENTE, VIDA LONGA....

Eliasoliver
Enviado por Eliasoliver em 18/06/2020
Reeditado em 19/06/2020
Código do texto: T6980644
Classificação de conteúdo: seguro