QUASE/QUASE IPSIS LITTERIS (BVIW)
 

A palavra dada  para desenvolver o tema de hoje é  DICIONARIZANDO, -flexão do verbo dicionarizar no gerúndio-  e  que mais parece um neologismo, criado por  João Guimarães Rosa , que era mestre nesse mister.

Feito o introito, peço vênia aos meus pares  para fugir do tema e apegar-me   a “sabedoria” extraída da terra de ninguém batizada de GOOGLE, explanarei didaticamente, quase/quase ipsis litteris,  o fenômeno linguístico NEOLOGISMO,  que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.
Esse processo de criação se dá, devido a capacidade de ampliação que o léxico de uma língua natural possui, assim como a Língua Portuguesa. Em vista disso, compreendemos que, como o mundo, uma língua natural está em constante transformação e, o neologismo, pode ser considerado um fenômeno enriquecedor atribuído ao léxico de uma língua e ao vocabulário dos falantes.
Encerro com um chiste: Tem horas que até eu  me espanto com a minha “ sabedoria" e SALVEM A PROFESSORINHA!
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 23/06/2020
Código do texto: T6985623
Classificação de conteúdo: seguro