A LABUTA DIÁRIA DE UM PROFESSOR

     Todos os dias pra mim, tornam-se desafiadores acordar durante a madrugada, e enfrentar as responsabilidades que me cabem como professora. Devido ao isolamento social provocado pelo covid-19, minha rotina não é outra, acordo cedinho da manhã como era de costume nas aulas presenciais, pego os livros didáticos de minhas turmas na estante, ligo o computador e início minhas aulas às 7h em ponto. Através do aplicativo do Whats App começa a labuta!

     O professor não tem outra opção, a não ser se entregar de corpo e alma as dificuldades, que as aulas online trazem. Quem não tem sequer uma pequena intimidade com uma tela de um computador, procura superar seus medos buscando sempre adequar-se e melhorar suas performances a cada dia. Então, surgem dúvidas de como fazer uma aula acontecer através dessas novas ferramentas de trabalho e meios digitais, e a única certeza que tenho é que isto vai permanecer presente cada vez mais em nosso dia a dia.

     Quem está passando por isso sabe do que estou falando! Muitos professores estão vivendo um dia de cada vez, ou melhor, não vivendo (risos). O professor corre contra o tempo, até mesmo durante sábados e domingos para planejamentos diários, pesquisas de material extra, atividades, produzir e editar vídeos (muitos sem saber nem por onde começar).

     Alguns pais reclamam das aulas serem à distância, mas não sabem nem um terço do sofrimento que está sendo para nós fazermos as aulas acontecerem. Não imaginam o quanto estamos nos estrebuchando para dar conta das aulas, fora que, temos família, filhos ou casa para também se preocupar.

     Além de tudo isso que citei, temos ainda que seguir com um cronograma de aulas estabelecido pela escola. O professor tem que se multiplicar para atender as demandas e particularidades de cada aluno, tirar dúvidas. Imagine aí você ter que dar atenção a mais de setenta alunos por dia. É amigo(a) não é fácil!

     Muitos de nós já chegaram à exaustão antes mesmo de chegar o fim do ano letivo, estamos esgotados! Por muitas vezes deixamos de descansar o resto do dia para ajudar e orientar aos alunos.

     Quem aí nunca recebeu uma chamada ou uma mensagem no “zap” de um aluno durante à noite, na hora de dormir ou pela madrugada? -Tia, me tira uma dúvida. -Tia, Corrige minha atividade. Tia pra lá, tia pra cá. Essa é a minha realidade agora, e cá entre nós, trabalhar é ótimo, gosto da minha profissão, porém quando vejo todo esse esforço “descendo ladeira abaixo”, falta-me ânimo. Falta o apoio dos pais e o compromisso por parte dos alunos.
Em meio desse caos, busco sempre os dias de glória. Enquanto elas não chegam, vamos continuar a viver mesmo os dias de luta.
Ana Carolina Ferraz
Enviado por Ana Carolina Ferraz em 23/06/2020
Reeditado em 27/06/2020
Código do texto: T6986049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.