Oca_Z_o  do Atra_Zo
 
O bicho humano é complicado: ele sabe que sabe. E tem que conviver com esta consciência. Ele inventa Arte, Artesanato, Religião, Seitas e Dogmas. “Dogs” para vigiar seus instintos primitivos para viver agregadamente. Os outros bichos agem sem seus medos, não têm “nevroses”. E livres são comedidos sendo menos animalescos que o bicho homem e  mulher, criadores de regras feitas para a transgressão seguindo seus tensos nervos.
 
Os deuses inventados são aqueles juízes que limitam os instintos e os mitos, aqueles que ampliam os sentimentos humanos. Coisas do pensamento.
 
Os clássicos – gregos e romanos – criaram os mitos: a enciumada Juno e Hera, a casta Diana, a Lua, e seu irmão Hélios ou Apolo que se encantava por Musas, Ninfas e rapazes transformando-os em flores como Jacinto. Baco ou Dionísio, ao contrário de Marte ou Ares, era efeminado, inspirava a libido. Zeus ou Júpiter se transformava no que fosse para suas aventuras sexuais. Inclusive raptou Ganímides  ou Catamito, representou a relação do homem mais velho com um mais novo, efeminado.
 
E deste mundo também houve a Poeta Safo, da ilha  Lesbos.
 
Outros deuses puniam e exigiam aquilo que extrapolava a razão que continha a natureza e os desejos. Eros ou Cupido, filho de Afrodite ou Vênus, fora transformado em Anjo assexuado. O desejo sexual fora recalcado com a sublimação angelical.
 
O filho do deus fora torturado e crucificado para dar o exemplo de renúncia. Não é à toa que políticas fascistas gostam de reverenciá-lo: exemplificam a violência da tortura como meio de expurgação histórica: cultura que exige sacrifício social e extirpação do diferente.
 
E foi assim que nos idos do vintege aquela família fora estigmatizada parecendo um caso de Nelson Rodrigues. Conta-se, quem viveu a época, que o rapazinho imberbe era de uma violência extrema. A família cristã. A violência acabara culminando com a morte trágica de seu avô.
 
O avô por sua vez abusava sexualmente do menino que crescera. A juventude não alimentava a fantasia do avô que se nutria apenas com a infância. Dispensou o neto e arrumara outro Ganímedes para lhe servir a bandeja de sua neurose. O neto alimentado pela psicose do ciúme, a se ver livre dos caprichos do avô, matara o seu ancestral e lhe arrancara os testículos.
 
Os membros da família, todos, foram marcados pelo julgamento do bairro. Todo cristão. Entregaram-se, todos daquela família, ao alcoolismo e à marginalidade social: ninguém lhes dirigia a palavra. Eram vistos como culpados de toda infração ocorrida na vizinhança. Viraram o bode expiatório que leva o “pecado” do bairro.

Justiça e vingança sempre são colocadas em pratos da mesma balança. Virtudes e vícios. Crueldade e hábitos. E tantas outras coisas criadas pela humanidade. Basta o olhar de quem pensa ou dispensa.
 
Toda cultura política religiosa e social é crônica em seu tempo e anacrônica em outro.

É o atraso  do ocaso!


Sugiro este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tHlJrpJxh5s
 
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 25/06/2020.
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:

 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
 
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 25/06/2020
Reeditado em 25/06/2020
Código do texto: T6987606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.