Uma mãe de primeira viagem em: Saída da maternidade

Roupa de saída da maternidade para que, produção? O que acho curioso não é o comprar uma roupa mais arrumadinha, é que se criam umas necessidades sem quê nem para quê e lá vai investimento. Quando você vai na loja, a vendedora lhe rende "já comprou A SAÍDA DA MATERNIDADE mãe?" (Leia-se "é agora que vou ganhar dinheiro"). E não é uma roupa arrumadinha não, é "A Saída"!

Existem roupas "Saída da maternidade" que só podem ter sido criadas para justificar a tamanha diferença de preço em relação às demais roupas ou para atormentar o imaginário das pobres (literalmente) mães de primeira viagem dada a importância simbólica do momento. Como tal, me rendi à tentação de comprar, com lacinho, sapatinho e tudo que tinha direito. Eu já me perguntava sobre a necessidade quando estava fazendo o enxoval. Mentalmente, durante a compra, eu fazia um esforço para me convencer que valeria à pena pelo menos para tirar foto... afinal de contas, primeira filha, saindo da maternidade...esse momento teria que ser eternizado. Eu até projetei como tiraríamos a foto na frente do hospital...

Minha filha perdeu um pouco de peso antes de sair, eu já estava na tensão se ela receberia alta no dia previsto ou não. Quando recebemos a alta, era um mix de alegria e alívio com mais cerca de uns 100 pensamentos de preocupação (ir pra casa, não vai ter mais enfermeira nem médico 24h, responsabilidade toda minha agora, tem que tomar vacina, ela está indefesa, arrumar a mala, está frio e chovendo lá fora, tem que fazer documento dela, marcar com a pediatra, amamentação, como será a rotina, medo do desconhecido...), que "a saída da maternidade" foi mais rápida e representativa em tantos outros sentidos diferentes do que eu romantizei, que saímos do quarto do hospital, descemos o elevador e entramos no carro...Pronto, resumida em nós três (eu, ela e meu esposo) e somada a chuva e um complicado processo para ajustar o bebê conforto no carro, que, confesso que o planejamento da foto foi uma doce ilusão.

Meu medo era tão grande que ela contraísse algum vírus no hospital que o mais engraçado (só me dei conta depois) foi que a envolvi no charutinho com a manta por cima da tal roupa e foi assim a nossa saída. Pra não dizer que não teve foto, quando lembrei tirei uma dela já perto de casa no carro mesmo, que quase nem deu pra ver a tal da roupa, que, diga-se de passagem, nunca mais foi usada! Nós "saímos da maternidade" e o investimento, lá se foi também. Fica de aprendizado para a próxima viagem!