Carta aos Correios

Tem pessoas que estão na nossa vida desde sempre e não costumamos dar a elas o devido valoh ou mesmo demonstrar a nossa gratidão.

Em momentos como este de solidão e isolamento social é que nos damos conta do quanto nos completamos com a visita ou presença, mesmo que passageira, de alguém, que vindo de perto ou de longe traz consigo a esperança de dias melhores mediante a sua perseverança no fazer o seu mister.

Há muitos anos convivo com a presença de mensageiros do amor, da paz, da alegria e sim, de minha inconteste existência consumidora via boletos e pacotes.

Em minha breve passagem pela adolescência eles me traziam aventuras e ilusão através dos livros do círculo do livro .

Fui crescendo em tamanhos e desejos , fiquei noiva e meu amado morava distante por isso, ele o herói de roupa amarela, era meu mensageiro fiel e a cada semana renovava meu amor, com telegramas, cartas , cartões e os maravilhosos aerogramas que evitavam que você se estendesse, e eram decorados. Tudo lindo, tinha edições comemorativas . Namorei por sete anos assim, em cumplicidade com meu herói montado em uma bike amarela.

Minha vivência era tamanha Que já conhecia todos os procedimentos e prazos para uma carta chegar . Tinha amigos no Correios Central e claro, em minha cidade, Icoaraci. Rubens, meu herói particular já era da casa . E quando terminei o noivado poderia jurar que sofreu junto comigo .

E eis que a terra gira. Enfim, voltei com meu noivo depois de um ano trocando correspondência escondidos, meu fiel amigo sabendo que agora era um amor proibido, deixava as cartas na casa de uma amiga e dava uma buzinada em frente de casa de leve para me avisar. Sim, porque telegrama era urgente e meu herói ia de moto, afinal o amor é urgente.

E a roda gira mais rápido e eu saio de casa , para casa de meus tios, de onde sairei para casar e adivinha quem me acompanha ? Ele, meu fiel escudeiro , meu anjo de rodas amarelas. E foi ele que me entregou a carta de 12 páginas, uma declaração de amor para cada mês do ano com a renovação do pedido de casamento, e claro, levou meu telegrama com o sim imediatamente, com a recomendação de entrega URGENTE!!

Casada, me mudo para o Maranhão e lá tão longe de amigos e família só tinha a face amiga de outro herói da bike amarela que não era de muitas intimidades, mas que, novamente levava esperança e alguma alegria ao meu coração. Foi por ele que recebi notícias e promessas de amizade eterna de minha amiga de infância Rosilda Monteiro e uma vez ou outra vinha um sabor do meu Pará, coisa de mãe.

Enfim, foram muitos os momentos em minha vida que tive ao meu lado a presença continua e essencial dos CORREIOS . Ensinei meus filhos que os carteiros são pessoas confiáveis a todo momento de nossa existência. E em sala de aula, sempre, mesmo em tempos de internet , ensino meus alunos a escrever e enviar uma carta, uma mensagem e a valorizar e respeitar o serviço dos meus heróis de farda amarela .

Tenho muitas memórias divididas pela presença e serviços dos CORREIOS. Nossa! só agora percebi que preciso ecoar e devolver a eles uma parte do quanto sempre foram presentes em minha vida e o quanto colaboraram para meu crescimento e existência.

Ainda hoje, em meio a tantas dúvidas sobre o presente e o futuro sei que posso contar com meus heróis de farda amarela. Ainda ontem me trouxeram a sabedoria dos livros e o alento de saber que eles de novo e sempre se dispõem, se arriscam em prol de pessoas que eles nem conhecem . Sei que hoje tudo é mais ligeiro, solitário e até mesmo mais profissional, mas penso que hoje e espero que sempre possa contar com estes que não são meros servidores cumprindo sua missão, são companheiros que se doam e ouso dizer, com seus sorrisos pontuais estão abrindo mão de suas vidas pelo nosso conforto, consumo e alegria.

Os tempos mudaram, hoje o cafezinho já não é possível, o copo de água, a palavra de gratidão, o aperto de mão, a troca de caneta, o ato de prender o cachorro para protegê -los de um possível ataque durante sua missão, hoje só acatar com calma e atenção suas recomendações para lidar com a encomenda que chegou primeiro às suas mãos, e que esperamos em Deus, não ter lhe contaminado, neste momento lanço uma campanha, nem aplausos, nem bate panelas: poste seu agradecimento e faça valer a história laboriosa e linda dos nossos heróis de farda amarela, hoje conduzindo velozes utilitários pela cidade entregando encomendas , boletos e algumas alegrias a quem os recebe, afinal como dizia minha mãe, quem não deve não vive kkkk.

Anônimos ou não, meu sincero agradecimento !!