PENA DE MORTE E CORRUPÇÃO AVASSALADORA.

Nunca defendi ou defenderei a pena de morte, superada através dos tempos. É contra todos os princípios de humanismo. Mas haveria humanismo em praticar a corrupção fortemente em meio a uma pandemia como a que atravessamos? Corrupção que mata!

Alguns tigres asiáticos resolveram o problema de corrupção com a pena capital.

A pena de morte é o clímax do reconhecimento pelo Estado da inocuidade dos valores que as leis fundamentais se propuseram realizar, e não o fizeram; Constituições. Não seria demasia dizer, senão afirmar, estar na virtualidade ficta dos Ordenamentos Fundamentais todos, Constituições, de todos os Estados, a desrazão da apenação máxima. A que faz extinguir o bem maior de todo ser vivente. Mas a alta corrupção elege como meio para chegar a um fim a pena de morte. Matam através de seus atos de usurpação os meios para evitar a morte. Matam por todos os meios atingindo saúde e sobrevivência na guerra por proteínas. Fome. E são reincidentes, permanentes

O Estado promete e deve fornecer a sociabilidade harmônica necessária para o desenvolvimento do homem no grupo, MAS PELO MENOS NÃO ROUBAR MATANDO.

Viver melhor, EM PAZ, EM SEGURANÇA JURÍDICA, como ensinou Rousseau em alentado e grandioso momento histórico doutrinário. Para isso muitos pagam tributos para benefício de todos, preservação de dignidade mínima coletiva.

Não é legítimo dizer que na pobreza reside a causa máxima da violência e da corrupção. É ofensa à pobreza digna e de imensa escala demográfica de surgimento. A necessidade pode causar oportunidade para cometimento de atos reprováveis. A profissionalização da violência e da corrupção é um querer, uma intencionalidade dirigida para causa eficiente, tem meandros patológicos e omissão de cunho ético, sob um braço da moral.

Não existe maior violência que na corrupção do homem público, com sobras de nada lhe acontecer.

Fosse a pobreza causa maior do crime, da fraude, do ilícito, o que dizer de legisladores, fiscais, juízes e tantas outras pessoas, abonadas para a média dos cidadãos em geral e que vivem do ilícito e nele se imiscuem. Qual a razão de pessoas desse “status” serem corruptas. Se exorta pagar mais aos policiais para se afastarem da corrupção. Não é assim. Fiscais de renda, juízes, parlamentares, empresários, têm rendas satisfatórias e muitos se corrompem. Daí o sistema punitivo.

Por isso surgiu a pena capital.

Posto de lado essas considerações, chega-se ao estágio da constatação que a intimidação é necessária, sem a assemelhação à barbárie. Na idade média a “roda”, pena crudelíssima, fazendo-se atar o criminoso a uma roda e açoitado até o esquartejamento, deixado após com dores horríveis exposto ao tempo até a morte, não resolveu a criminalidade como nenhuma pena até hoje resolveu.

Parece que só a corrupção consegue uma pena capital coletiva que permanece e nada se faz contra essa reiteração histórica.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/07/2020
Reeditado em 02/07/2020
Código do texto: T6994183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.