Humildade e Sabedoria

PARA mim uma das figuras mais importantes do mundo em todos os tempos foi o Mahatma Gandhi. Ele conseguiu liderar o seu povo na luta pela independência e libertação do domínio inglês, uma luta contra o colonialismo e imperialismo da Inglaterra, usando nessa uta a filosofia e prática da não violência. Era dotado de muita saberia e muita humildade. Nunca foi pretensioso e nem prepotente, muito menos pernóstico. Foi um apóstolo da Paz, mas era um homem altivo e corajoso, completamente avesso às etiquetas e às cabriolas verbais, e tampouco as vaidades imbecis dos pseudos intelectuais. Era também contra as desigualdades e atento às necessidades do povo. São dele as palavras: Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carências. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Era também um homem contrário às enroladas e firulas dos sem convicção e fascistas enrustidos: "Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um dito meramente para agradar, ou pior ainda, para evitar muitas complicações". Adoro o que ele disse sobre o medo e a covardia: "O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não".

Mas há um episódio da vida de Gandhi, ainda durante o colonialismo inglês, que demonstra o quanto ele era avesso às etiquetas e como sabia combatê-las, Ele provou que "a roupa não faz o homem". Ele já usava uma tanga afim de se identificar com a massa simples da Índia. Certa vez ele chegou assism vestido numa festa dada pelo governador inglês. Os criados não o deixaram entrar. Ele voltou para casa e enviou um pacote para o governador.,por um mensageiro. Continha um terno. O governador ligou para a casa dele e lhe perguntou o significado do embrulho. O Mahatma Gandhi respondeu: - Fui convidado para sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa, se é a roupa que vale, eu lhe mandei o meu terno". BINGO.

Posso estar errado, mas no meu entender nunca se deve mencionar Gandhi para defender o indefensável, ele não coonestava o imperialismo, nem o fascismo e nem o capitalismo. Era um libertário, um combatente da liberdade.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/07/2020
Código do texto: T6994923
Classificação de conteúdo: seguro