VIDA – uma pergunta (Croniquinha)

*

A vida... – o que é a vida? Já me perguntei muitas vezes e outras tantas me questionei.

A diferença entre perguntar e questionar pode ser variada. Para mim, perguntar é esperar uma resposta; questionar é constituir ou construir uma resposta.

Em ambas as alternativas, o que significam as respostas à questão, pouco ajuda para avançar com firmeza para uma compreensão segura sobre a vida.

Ao perguntar, ainda que seja para mim mesmo, sobre ‘o que é a vida’, as respostas são sínteses. Umas mais ou menos consistentes que outras.

Quando questiono eu busco respostas. Não em qualquer lugar. Em todos os lugares.

Ao buscar resolver a questão deparo-me com tantas e complexas respostas que não me é possível abarcar todas e nem construir uma síntese pessoal. Ao tentar, sempre deslizo para reforçar uma ou outra linha de especular sobre a questão. A minha tese sempre carrega as contradições de outras teses. Torno-me síntese de contradições.

Entre (quase) infinitas perspectivas, teorias e formas de interpretar o fenômeno ‘Vida’, citando só algumas como o senso-comum, a religião, a filosofia, a estética e a ciência (especialmente a biologia e a medicina), as dificuldades de elaborar uma resposta singular torna-se bastante complexa.

Uma alternativa que gosto de usar, didaticamente, é promover uma explanação sobre as formas de ver a vida a partir de (algumas) diferentes óticas e depois provocar a plateia (normalmente alunos) sobre o que pensam a respeito.

Como a questão – e não a pergunta –, neste contexto (texto) dirige-se a mim mesmo, procuro acessar, inicialmente, informações básicas sobre diferentes ‘teorias’ e (depois) sou atraído por uma ou outra que então procuro explorar com mais atenção. Este recorte delimita e limita o meu saber acerca da vida ao mesmo tempo em que o amplia.

Assim, não há, para mim, resposta absoluta. Há respostas adequadas para dadas perguntas e questões. Estudos e reflexões que permitem acalmar situações, contextos, realidades...

Ao complexo vida posso – e gosto – de acrescentar outra questão:

Seriam as diferentes formas de vida (árvore, diversos animais – humanos são animais –, formigas, peixes, vírus, bactérias, outros) ligadas em uma única teia de cujo formato (da teia) nada, ainda, se sabe?

______

* Pensares tortos com intenções retas.