Pessoa, grande poeta reacionário

SEMPRE achei -ainda acho - Fernando Pessoa um grande poeta, mas nunca achei que fosse o maior dos poetas. Vou sr mais claro: prefiro Neruda, Drummond, Cecília Meireles, Bandeira, Vinicius, João Cabral e Castro Alves (ha outros) a Pessoa. Sei não, mas o poeta português era muito triste e não vibrava com a vida. Por outro lado, a mim parece que era meio avesso ao romantismo, era um inverso, por exemplo, de Vinicius e Neruda. Mas, reconheço, foi um grande poeta.

Mas há, sendo seus biógrafos um vié danado de negativo e relação ao poeta. Ele era um grande reacionário e até defendeu a escravidão,além de xingar Deus.Vamos a algumas de suas opiniões. Para começar era defensor radical dos ricos: "Respira-se melhor quando se é rico".Era escravagista: "Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem". Sobre Deus: "Um velho estúpido e doente, sempre escarrando no chãoe dizendo indecências". Religião:"Só pompa morta à sombra". E tinha um problema dentro dele que o afligia talvez porque não ousasse ir mais longe: "Vontade de ser a cadela de todos os cães e eles não bastam". Da gente disse: "gado vendido nos currais dos deuses". Sobre o jornalismo: "Não pode haver moral no jornalismo. Ora porra! Então a imprensa é esta merda que temos que beber com os olhos?". Democracia: "A democracia. o mais estúpido de todos os mitos".

Por fim acho que aos poetas tudo se perdoa, mas lamento um poeta fascista, racista e defensor da escravidão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/07/2020
Código do texto: T6995814
Classificação de conteúdo: seguro