Precisa-se de mudança.

"...pois aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assiste a tudo de cima do muro..." Trecho da música Ideologia, composta por Cazuza. O mesmo mostra, infelizmente, a realidade da juventude brasileira.Meninos e meninas que desconhecem os termos cidadania e participação social, não lutam por nenhuma causa e quando lutam, é em jogos no computador.

É necessário que haja uma rápida conscientização do povo, para que ele aprenda a torna-se cidadão brasileiro e não apenas um indivíduo qualquer. Afinal, a realidade bate nua e crua em nossas portas e devemos, nesta hora, abusar dos nossos direitos de cidadãos para mudar as situações desagradáveis.Pois, só reclamar e continuar de braços cruzados não adianta em nada.

Além disso, precisa-se alertar urgentemente a nação brasileira que cidadania e participação social não são somente dar esmolas a mendigos e/ou doar objetos e roupas em péssimo estado para pessoas humildes.Porém, são tomar atitudes para começar a mudar a realidade ao seu redor, pode-se começar pela sua casa e mais adiante participar de confederações, projetos, qualquer congresso que ajude a obter idéias para uma mudança mundial,para melhor.

Então, pode-se concluir que a cidadania e a participação social devem caminhar lado a lado, para que haja uma harmonia em prol de uma realidade melhor.Mas, para isso é necessário propor discussões e mobilizar forças para transformar situações de injustiça e desigualdade em ações que contribuam para o desenvolvimento do Brasil, de outros países e até mundialmente.E esta mudança, deve ocorrer o mais rápido possível.