SANTA MARIA GORETTI... * 18h29min.

Sempre que possível, sintonizamos a TV Rede Vida, aos domingos à uma hora da tarde, para assistir o Cine Luz, sobre vultos eméritos do catolicismo; embora sendo espírita convicto desde nossa infância, compreendemos que as Dimensões da Verdade, podem vir através de vários canais...

Sua breve e sofrida existência, pois viveu tão somente 11 anos, foi de extremo sacrifício; seu pai, Luigi Goretti,* e sua mãe Assunta Carlini. “Era a terceira dos seis filhos, suas irmãs chamavam-se Tereza e Ersilia; seus irmãos eram Angelo, Sandrino e Mariano.”

Seu pai chegou a ter uma pequena propriedade, mas os negócios não foram bem, “quando tinha seis anos, sua família tornou-se pobre que foram forçados a deixarem sua fazenda e trabalhar para outro fazendeiro. Em 1899, mudaram-se para Le Ferrieiri, próximo a atual Latina e Nettuno, em Lazio, onde viviam em prédio conhecido como “La Casina Antiga” compartilhando com a família Serenelli, cujo filho Alessandro Serenelli, viria a ser seu algoz, três a nos depois”.

Com o falecimento do pai, que contraiu malária e veio a falecer em seis de maio de 1900, esta menina com apenas nove anos, enquanto a mãe trabalhava na lavoura, ela cuidava dos irmãos, com dedicação, paciência e resignação, diante das dificuldades que estavam atravessando. Apesar de sua pouca idade, sempre tinha uma palavra amiga de bom ânimo; já possuía dentro de si, a confiança ilimitada dos que cultivam a Fé, na certeza que nos momentos mais difíceis, não faltará à ajuda da Providência divina...

Já tinha dentro de si um sentimento de RELIGIOSIDADE, que vai muito além da religião em si; num momento de extrema perturbação, o seu algoz, aproveitando num momento que estava só, tentou violentá La, como não conseguiu numa atitude translocada a apunhalou várias vez, socorrida foi levada, para socorro médico, se conservava viva por um verdadeiro milagre, mas 20 horas depois faleceu, pronunciando palavras de perdão ao seu agressor...

De imediato foi preso, passou alguns anos na cadeia, arrepende-se amargamente de sua atitude insana, se tornando sacerdote, e assistiu a sua canonização.

Viveram em tempos difíceis, com carências existenciais em suas vidas diárias, seu sacrifício não foi em vão, que acabou interferindo em mudanças de comportamento, o “insensível” senhor das terras em que labutavam, passou a dar mais dignidade a seus colaboradores, que passaram a ter um melhor nível de vida...

Alias as causas primárias das mazelas humanas, é o egoísmo e o orgulho, causa primária de todos os males, ontem como hoje... 19h17min.

Curitiba, 09 de julho de 2017- Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensesespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Maria Tereza Goretti, nasceu em 16 de outubro de 1890, faleceu em 06 de julho de 1902, (11 anos) em Nettuno.

Canonização: 24 de julho de 1950, Vaticano, por Papa Pio XII

*Este filme se repetiu ontem, razão pela qual tornamos a colocar no Recanto este singelo texto, que homenageia esta personagem.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/07/2020
Código do texto: T6997633
Classificação de conteúdo: seguro