AMOR SE MANIFESTA EM ATITUDE.

O amor se aperfeiçoa na intenção de amar que se torna atitude e para isto é necessário usar em muitas ocasiões a determinação da mente racional ao invés das oscilações sentimentais do coração, ou seja, o amor verdadeiro se expressa mesmo quando se está chateado ou chateada com a outra pessoa. Por exemplo, se depois de uma discussão entre irmãos, avós e netos, ou outros, uma das partes passa mal e pede água, neste caso a outra parte , mesmo não estando a fim, vai prover a água, ao invés de deixar que alguém morra ou supere seu mal-estar. Outro exemplo, digamos que por alguma indisposição entre um casal, uma das partes vá dormir e sequer pega o cobertor, mesmo estando frio, a outra parte que percebeu, mesmo estando aborrecida, cobrirá seu cônjuge descoberto.

O coração, no momento da raiva diria: " Por mim, morre.", ou ainda: "Se vira, problema seu."

Mas o amor racional, que pensa nas consequências dos atos ou falta deles, que se põe no lugar do outro, dará à consciência o sentimento de obrigação de fazer o bem não importando a quem ou em qual momento.

Alguém poderia dizer que na hora da raiva ninguém pensa em nada. No entanto, mesmo estando aborrecido é possível viver o amor prático.

Nos relacionamentos é necessária a maturidade de se fazer o que tem de ser feito, não o que se quer.

Se os sentimentos são dons, estes devem ser submissos a quem os tem, do contrário as mazelas seriam incontáveis.