Odisseia da ilusão e da realidade humana 2°parte.

2) Ser humano, na ilusão do real.

"O Real nem sempre contém toda a verdade, a manipulação ilusória brinca com a fantasia e na mistura lhe oferece o mito satisfatório"

"Ser imagem é ser real. Ser real é ser mental. Para a mente a Imaginação é a realidade, e a realidade do "manifestar" a imaginação mental"

DBR

“O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras.”

Jean-Jacques Rousseau:

Ser, humano, no "imaginário do real" é ter a compreensão, a capacidade e a possibilidade para aceitar que ha um "âmbito" de conjuntura alternativas, uma realidade descolada dos fatos, e atuar no que está para além da consciência, que é incógnita, mais que produz imagem, pois tudo que a gente experimenta é psíquico. Tudo que é humano não pode ser tornar alheio ao ser humano.

O real não é esconderijo , e nem opcional, mais é o palco determinado, e mecanicamente organizado, com projeções ilusórias para propostas de resultados proposital.

O ser humano não se esconde no real, mais vagueia no mental, na busca do abrigo ilusório, um ser crédulo, quanto um mundo fora da esfera do real, e do físico.

Tateia na busca da compreensão para o improvisar, fora do script.

A impossibilidade dos questionamentos no âmbito coletivo

cultural, no consciente ideológico, o oculto domínio da minoria na sujeição da maioria.

O ser se torna incapaz, ele é manietado em sua mente por amarras frágeis de ilusões e embaraços de engôdos que escondem sua verdadeira capacidade .

Na ilusão interna está a fragmentação e as dosagens sapienciais, no ser imerso, o humano munido do conhecimento — "inacessível" e não manipulado —pensa fora da caixa social e recompõem o real do ilusório fragmentado, só assim haverá a possibilidade do improvável caminho inverso e heroico de sobrevivência, realização e compartilhação.

A complexidade humana, não se limita a sua estrutura material, ou mental, mais também na realidade do intangível.

Será que é mais fácil sobreviver no mundo da imaginação ? Ou encenar no mundo da realidade? Quem sabe, a sobrevivência está em transitar entre um e outro.

Em certas ocasiões e circunstâncias não sei o que é mais destrutivo:

A ausência ou a presença, a fala ou o silêncio, a timidez ou a ousadia, o atuar ou se "manifestar", o distrair ou pensar, a lembrança ou a expectativa, o se ocupar ou o meditar.

O ser humano automaticamente tem - ou de uma forma adaptável -

dispositivo de defesa, que por vezes conflita em sua dualidade.

Que dilema;

Quando se transita racionalmente e emocionalmente entre:

A razão e o sentimento, entre intuição e o desejo, entre impulso e o desalento, entre o progredir e o regredir.

O dilema está entre esta estrutura complexa do homem, um duelo de "comportamentos" internos e externos de: sentimentos, pensamentos,intuição, desejos e impulsos etc.

Que duelo;

Quando se guerreia:

Entre o medo do desconhecido e o passo de confiabilidade.

Entre ponderação e a audácia.

O que fazer?

Quando se percebe sinais, mais não se sabe o que eles querem dizer.

Como agir?

Quando se nota o caminho aberto, mais com muitas rotas.

A quem ouvir?

Quando muitas são as vozes que falam no interior.

qual voz é amiga?

A ousada e trovejante voz da razão?

Ou a meiga e singela voz da emoção?

E estas vozes sibilantes e sensuais dos desejos?

Ou quem sabe, parar e obedecer esta cintilante e quase imperceptível voz da intuição.

A confusão vem da má interpretação, o homem por vezes tem dificuldade para entender as coisas que estimula os impulsos do seu ser.

"Eis um dilema interno eis um duelo cósmico"

Ser humano é ser desafiador e desafiado,

Frágil algumas vezes, resistente em outras.

É ser perfeito, é ter defeito.

Ser humano é ser intrépido,

é ser cauteloso, é ser belígero é ser pacífico.

É estar sozinho para uma empreitada necessária.

É parar para ouvir a voz do silêncio.

Ou Ser solitário por estado circunstanciais e temporais, é fazer barulhos para espantar a voz do comodismo e do medo.

Ser humano é arriscar, é se abrir para infinitas possibilidades.

É ser sobrevivente, é ampliar a mente com o "conhecer" e se expandir com a prática do saber:

"Sempre haverá um horizonte depois da esquina, um oásis escondido na areia quente, e atrás das negras nuvens de grossas gotas, o majestoso e radiante sol, o caminho do arco íris sempre estará coloridamente 'pavimentado' depois da tempestade".

Na selva de pedra e na selva de teia, na dimensão do coletivo consciente da egrégora criada, sempre haverá na neblina mendaz e depois dela na esquina proibida, uma rota real e segura.

Ser humano é ser realista com a possibilidade do "real do imaginário", é sentir, pensar, desejar mesmo que não se movimente uma milha de seu espaço geográfico, físico e tedioso.

É Ultrapassar "virtualmente" dimensões e camadas ocultas da visibilidade do real.

Fantasia distrativa e acalentadora, suaviza de dentro para fora, apazígua a conturbada movimentação do caos do real, a encenação é tão perfeita, que se mistura que se mescla, que toma controle, do descontrole.

O ser humano se ilude com a apoteose vangloriosa e de dissimulação, o domínio "virtual" é tão convencedor, que se não percebe que sua loucura é de sobrevivência.

E sobrevivente é o louco que controla, que ri e chora, que canta e grita, que dança, que salta, que mergulha, num mergulho na profundidade do mar de palavras borbulhantes de gatilhos de sobrevivência, ou talvez de encenação.

O louco voa, supera o caos lento da realidade inalterável.

O louco é ilusionista na sua própria realidade, atua sabiamente em cordas bambas de sua vida frágil, emocionante e lenta, anda ebriamente em corrente móbil da fatalidade sutilmente imposta .

Este ser sobrevive, por ser contraditório. Pois dualismo é seu desafio.

continua...