Mantenha distância!

Hoje, por volta das 06h45min, saí para resolver assunto “estritamente necessário”, já que estamos em tempos de covid-19, quando devemos adotar medidas de segurança para si e para outrem. Ou seja: devemos compartilhar segurança e muita cautela.

Atento às movimentações de pessoas, animais e veículos e, ao mesmo tempo, como de costume, em conversação com os meus botões, passou por mim um caminhão com a seguinte inscrição na parte de baixo da traseira da carroceria, em letras garrafais: MANTENHA DISTÂNCIA.

Diante disso, pausei a referida conversação, e passei a refletir como as coisas e os fatos na vida vão tomando maior importância ao longo dos tempos.

Quando criança, lembro-me bem, eu viajava com os meus pais e meus irmãos, pelas estradas e rodovias (na época havia mais estradas do que rodovias), onde vários caminhões trafegavam com a inscrição na traseira: MANTENHA DISTÂNCIA.

Meu pai explicava que se tratava de manter uma distância segura entre um veículo e outro, para se evitar acidentes, por exemplo, provocados por uma freada brusca do veículo da frente.

Trazendo o referido caso para a realidade atual, vamos perceber a importância dessa “inscrição-advertência” para todas as ocasiões da vida, não somente para o trânsito; mas, principalmente, para a situação de crise pela qual estamos passando em relação à covid-19.

Novos hábitos estamos adquirindo. Uma nova forma de ver e de sentir a vida. Portas e janelas se abrem aos novos horizontes. Apesar da crise, já vamos avançando degraus na escalada da evolução do conhecimento e do autoconhecimento.

Começamos a valorizar a ideia da distância como também um meio de aproximação e de respeito ao próximo, apesar de ainda haver muita resistência à nova ordem mundial. Mas, a evolução é assim mesmo. Acontece paulatinamente.

Usar máscara, reverenciar as pessoas, evitar cumprimentar com as mãos e com beijos e abraços festivos, são atitudes que fazem parte de uma boa educação e podem evitar, inclusive, atritos de relacionamentos interpessoais.

Eh! Pensando bem, é isso mesmo! Entre tapas e beijos, o melhor mesmo é a velha e atual inscrição: MANTENHA DISTÂNCIA.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 11/07/2020
Código do texto: T7002498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.