DILEMAS

Acredito que por mais de uma vez, vi o Chico Anísio declarar que tinha uma frustração por não ter sido ele o compositor de Águas de Março, do Tom Jobim. Andei pensando nisso e se seguisse por aí, eu diria que a minha seria a de não ter escrito Sagarana, do João Guimarães Rosa.

O que eu mesmo diria ou o que poderiam dizer? O Chico Anísio está certo, foi um grande humorista, criou mais de uma centena de personagens interessantes e diferenciados, que mexiam com os diversos sentimentos das pessoas. Além disso pintava quadros, foi compositor e até fez sucesso com os Baianos e Novos Caetanos. Então, o Chico e o Tom, cada um na sua, poderiam se equivaler. Por outro lado, Guimarães Rosa, além de escritor esplêndido, era ainda Doutor. Era médico, e este menino velho, até poucos dias, nem diploma possuía.

Sagarana me fascinou, quando eu não imaginava escrever nem uma receita de salada.

Um dia, um sujeito entendido, ao ler seis palavras que encarriei me disse: Rapaz, você é poeta! É claro que fiquei desconfiado, eu sou mineiro. Por muito tempo achei ser gozação.

Infelizmente nunca fui um bom leitor. Não por não gostar, eu gosto bastante! Tenho uma enormidade de títulos que ainda pretendo ler. É que sou metido a fazer de quase tudo. Nos quarenta e tantos, peguei pra aprender violão, o sonho de cantar Chico Mineiro ou a moda da Mula Preta, foi dar em Chega de Saudade, Onde Anda Você, Travessia, Regra Três… e algumas outras, que exige conhecimento, que me levou pras harmonias, pras partituras, pra composições, pro erudito, pro Jazz, pro Blues, pra Licenciatura, pra Flauta Doce, pra Arranjador. Então… tenho também que ser um bom ouvinte e ainda não sou. Amo a terra, sou dela prazeirosamente meio escravo, antes de pensar se os meus abacateiros vão me dar algum dinheiro, o meu prazer é ver as árvores viçosas, ver as flores abrindo, ver os frutos surgindo. Tenho que melhorar, preciso ser melhor agricultor.

Esta conversa vai longe, mas a paciência minha e a de quem ousar a ler, sempre tem fim, encerro dizendo que preciso ser melhor escritor, pois minha ortografia não é boa, a gramática não tem regras, poesias… sei lá!? Ai ai ai, mas vou continuar fazendo tudo, tudo com muito amor.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 11/07/2020
Reeditado em 11/07/2020
Código do texto: T7002505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.