Os cinco sentidos e o novo Corona vírus

Já paramos para observar como o novo Corona vírus ameaça os nossos sentidos? Estamos o tempo todo sendo informados de como nos proteger para evitar a infecção desse vírus. Fique em casa e se precisar sair, evite tocar os olhos! Não use as mãos para cumprimentar e evite tocar objetos e superfícies com elas! Mantenha-as sempre limpas, use álcool em gel! Neste caso o vírus ameaça o nosso tato e a nossa visão. A falta de olfato e paladar são sintomas causados pela sua ação no corpo humano. Para evitar o contágio pelo nariz ou pela boca, use máscara! Mas e a audição, o quinto sentido, não sofre ameaça do vírus? Já ouviram alguma orientação do tipo, mantenha suas orelhas limpas com água e sabão ou álcool, evite tocá-las, tape seus ouvidos? Já paramos para observar que entre os cinco sentidos, a audição é o único que não sofreu restrições ao nos protegermos do vírus? Aliás, as orelhas são responsáveis diretamente na proteção dos olhos, nariz e boca, pois elas sustentam os óculos e a máscara.

Quando usamos a máscara, sentimos sufocados, às vezes ofegantes, com dificuldades para comer, falar com as pessoas... “O uso da máscara embaça meus óculos e prejudica minha visão...” Quando evitamos o aperto de mão, sentimos falta do gesto que expressa o sentimento de fraternidade. Quando evitamos tocar em superfícies como maçanetas, bancos e mesas ou objetos como copos, canetas e moedas, sentimos limitados. Mas percebemos que nossa audição não está limitada. Apesar deste período de limitações em que vivemos, ela está livre para exercer suas funções. Não há impedimento para ouvirmos. Então, porque não aproveitamos a oportunidade e desfrutamos do nosso sentido audição sem impedimentos? Vamos ouvir! Vamos ouvir mais! Se bem usarmos a nossa audição, podemos nos beneficiar com aquisição de conhecimentos e bons sentimentos. Ouça a natureza, ouça o que dizem as pessoas do bem, ouça uma criança, ouça um idoso, ouça seus pais, ouça músicas que toquem sua alma, seus sentimentos e, importantíssimo, ouça a palavra de Deus!

Sílvio Assunção
Enviado por Sílvio Assunção em 11/07/2020
Reeditado em 11/07/2020
Código do texto: T7003003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.