Sentir... na pele

Sentir... na pele

No dia 15 de junho de 2020, percebemos o verdadeiro significado do que é sentir na pele um problema que muitas pessoas vivem.

Meu esposo foi submetido a uma cirurgia do intestino, isto no dia 12 de junho. Quando veio para o quarto após o procedimento, estava com uma sonda para depósito de urina, sendo um procedimento normal em diversas intervenções cirúrgicas. No dia 14 o médico ordenou a retirada da sonda, para que o paciente voltasse urinar do modo usual. No entanto, ele ainda estava muito fraco para sair da cama sem ajuda e ir ao banheiro. O médico sugeriu que, enquanto estivesse naquela condição, usasse o papagaio. Isto, com minha ajuda, pois não conseguiria fazer sozinho. Durante o dia, funcionou. Porém, meu esposo, sempre quer me poupar de esforços, então, teve a ideia de que durante a noite poderia usar uma fralda geriátrica, para não me acordar durante o sono. Essa ideia, não foi nada brilhante. Mas o resultado dela, nos fez sentir, realmente na pele, o problema que muitas pessoas adultas acamadas, e seus cuidadores enfrentam diariamente, e por vezes, durante anos. Sempre ficamos sabendo desses casos, sem ter ideia do tamanho do problema. Naquela noite pudemos perceber, pois ao molhar a fralda meu marido teve que me acordar para ajudá-lo, e foi bem pior do que imaginava, fazia muito frio, e aquela fralda molhada precisava ser retirada. Tive que ir com ele até o banheiro e ajudar no banho, e em tudo mais para voltar ao leito. Com essa vivência pudemos sentir, de fato, na pele o sofrimento por que passam muitas famílias com doentes acamados.

Por outro lado, sentimos como somos agraciados por tudo que passamos, e pela disposição que temos para enfrentar os desafios que se apresentam.

A nossa vida é um presente, um grande presente, que cada um de nós precisa saber desembrulhar...

Iza Engel

Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 12/07/2020
Reeditado em 14/07/2020
Código do texto: T7003428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.