“A cor não importa mais”

Voltavam juntos da escola. Ambos tinham quinze anos, eram vizinhos e amigos de infância.

— Você é a pessoa certa pra ela – disse Maria. — Por que ela não vê isso?!

— Acho que ela me deu um fora porque sou preto – disse João.

— Que nada – discordou Maria. — Deve ter sido por outro motivo.

— E como pode afirmar isso?

— Hoje em dia a cor não importa mais. Todo mundo é igual, mano, desencana!

Dali a alguns instantes uma correria se estabeleceu na rua e tiros foram ouvidos. De repente, saídos não se sabe de onde, três viaturas da polícia abordaram os colegas e fizeram um cordão de isolamento em volta do corpo estendido no chão.

— Somos estudantes! – gritou a adolescente, já com as mãos para cima. — Ele só estava indo pra casa! – gritava Maria, sem querer acreditar que o sangue aspergido em sua pele alva era de João.

— Não é ele! – disse alguém do outro lado do rádio.

Horas depois a Secretaria de Segurança Pública expediu uma nota explicando que o adolescente foi confundido com alguém que havia cometido um crime ali perto. Os policiais informaram que havia forte semelhança física entre a vítima e o criminoso e que, por isso, no meio da confusão, alvejaram a pessoa errada.

Fabio Ferreira S
Enviado por Fabio Ferreira S em 15/07/2020
Código do texto: T7007035
Classificação de conteúdo: seguro