Apagando o Incêndio

Utilizando-se de uma linguagem figurada, com as suas metáforas, eufemismo ou hipérbole, de vez em quando aparece ali um bombeiro para apagar ou diminuir as chamas de conflitos entre os poderes. A própria Constituição já estabelece que eles são independentes e harmônicos, não havendo, portanto, nenhuma necessidade de invadir o campo alheio. Por isso, surge alguém com outra metáfora, dizendo que "pisou na bola" ou foi "além da linha do campo", quando o juiz apita e nada mais está valendo. Evidentemente, só vale o que ocorreu dentro do campo. E aí vem também o significado de liberdade, que não permite invadir o campo alheio. Irmã gêmea do Direito, diz-se que ele termina onde começa o do outro. Não à toa, sempre depois desses conflitos tem surgido alguém erguendo a bandeira branca. Felizmente, surge aí o gesto de civilidade, primando sempre pela manutenção da nossa Democracia. Sabiamente já disseram que "a melhor Ditadura não chega aos pés da pior Democracia". Assim que surjam sempre os bombeiros para apagar o incêndio, ou os juízes para mediar os conflitos dos adversários em campo. Afinal, não haveria o espetáculo do futebol, se não houvesse os lados opostos de seus jogadores.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 16/07/2020
Código do texto: T7007394
Classificação de conteúdo: seguro