Sigo provando a poesia

MEU TEXTO DE HOJE

Para Amanda ,minha sobrinha filha de Juliana Dias e André Luiz. A bela Amanda é inteligente,aplicadissima nos estudos,e sabe fazer os melhores biscoitos artesanais que eu já provei.

" Sigo provando a poesia"

" Eu devia ter nesse tempo dez anos Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo" ( As cocadas / Cora Coralina)

Por estes dias ando sonhando poesia.

.

Ontem falei,com muito amor na alma, da irreverente música de Cazuza e da mais maravilhosa poesia de Vinícius de Moraes.Os versos, a música, concedem- me a licença para falar de coisas que unem corações de gerações distintas, pelo lindo POETAR.

E hoje li muito de Cora Coralina, em sua emocionante simplicidade poética que adoça o coração e nos remete a cantos até então adormecidos de nosso pensar..

A citação de "As cocadas" foi buscada, e veio encontrar minhas lembranças preferidas.Amo escrever sobre memórias olfativas, lembranças de Vida,da casa,da mãe,do quintal, dos irmãos....

"Saiu uma cocada morena, de ponto brando atravessada de paus de canela cheirosa" (Cora Coralina)

.

É este o cheiro da infância.O cheiro de doce de abóbora com coco, que minha mãe fazia.E a lembrança da goiabada com queijo que levávamos em nossa lancheira. E o que dizer do bolo salgado que Dona Lourdes fazia?Era coisa de Deus, já atrelada ao pecado do fígado em pedaços, feito na cebola, no alho, no cheiro ainda sem culpa que enfeitava nossa infância.

É este o cheiro da infância. Não à toa, um dia escrevi que mães não morrem, mães viram estrelas, viram poesia. O céu ganha o cheiro do alimento bom, do tempero feito de coração.

Cora Coralina escrevia iluminada pela pureza, pela sabedoria , pelo coração .Deus foi mais uma vez sábio,quando criou os caminhos da poesia .De alguma maneira, ela está nos textos bíblicos, nas interpretações de todas as religiões, nos alinhavados dos Sutras,no canto dos Mantras.

Vamos acordar você com a beleza da poesia, e tudo o mais valerá seu dia.

É este o cheiro da infância. Não à toa, um dia escrevi que mães não morrem, mães viram estrelas, viram poesia . O céu ganha o cheiro do alimento bom ,do tempero feito de coração.

Sororidade Contada em Prosa e Verso
Enviado por Sororidade Contada em Prosa e Verso em 18/07/2020
Reeditado em 02/08/2020
Código do texto: T7009670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.