O FACTUAL

O FACTUAL

“Não perca sua serenidade! Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente. Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe! Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido! ( Carlos Torres Pastorino).

A palavra factual deriva do latim factum, 'fato1', + - ual, adjetivado toma uma sinonímia relativa à, ou que se baseia em fato. Uma abordagem factual é a utilização de fatos - e não de opiniões -, como base para a tomada de decisões. È uma tomada de decisões baseadas em fatos e não em opiniões. Será que o julgamento de valor tem alguma ligação ao julgamento factual? Esse tipo de frase (ou uma de suas variantes) é muito utilizado para "encerrar" algum debate. O problema é que nem toda afirmação é uma opinião. Mas muitas vezes se confunde opinião com afirmação factual. Um julgamento de valor é bem diferente de um julgamento factual. E não dá para fugir de afirmações factuais com a desculpa de "opinião não se discute". (estou usando opinião e julgamento de valores como sinônimos). Adaptando de definições do filósofo e professor Richard Hanley: "'Esta camisa tem uma cor brilhante. ' - é um exemplo de julgamento factual. 'Esta camisa é feia. ' - é um exemplo de julgamento de valor. Julgamentos factuais referem-se a fatos.

É uma sentença à qual pode ser atribuído o valor lógico verdadeiro ou falso (ou indefinido, indeterminado, depende da lógica). Mas isso não implica que julgamentos de valor não sejam sobre fatos, ou não sejam verdadeiros ou falsos. Às vezes se alega que o valor, como a beleza, está nos olhos de quem vê, mas nenhum bom argumento foi apresentado para essa afirmação (algumas camisas são mesmo feias!). Para escapar do conceito "valor", pode-se utilizar as definições de Julgamentos descritivos e normativos. O primeiro faz uma afirmação sobre como as coisas são enquanto o segundo faz uma afirmação sobre como as coisas deveriam ser (quer sejam ou não). Um julgamento de valor carrega uma força normativa (no caso da camisa feia, o implícito pode ser: "você deveria ter usado outra camisa"). Um julgamento factual carrega força descritiva. " Portanto, frases como "dado nosso conhecimento, a teoria X é a que melhor explica esse evento" ou "teoria tal fez tais e mais previsões e teve tais e tais confirmações" não são opiniões, não são julgamentos de valor. São sentenças descritivas. Então, nesses casos, a resposta "mas isso é só sua opinião" não se aplica. "Mas é só uma teoria" também não se aplica vide ( http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=12901).

Queremos aqui agradecer a mãozinha que nos foi dada pelo site acima que nos relata bem o que seja factual seu emprego e sua importância. O jornalismo é uma das áreas da Comunicação Social que trabalha sempre com o factual. Exige tanto a ética como o factual. A maneira como a imprensa transforma fatos em notícias tem sido objeto de permanente discussão entre jornalistas, a ponto de constituir categorias de jornalismo: factual ou de processos. Adjetivos à parte, o jornalismo tem não só a função de noticiar os fatos, tal como eles ocorrem. Mas também de prover o cidadão de informações que possibilitem a compreensão de por que eles ocorrem. Os interesses que estão em jogo que devam ser citados. Quais os acontecimentos que os antecederam e impulsionaram (o chamado processo), e quais as perspectivas, ou seja, os possíveis desdobramentos no futuro. São procedimentos valiosos e que não devem ser desprezados, pois a maneira como são citados os fatos levam aos repassadores de notícias a veracidade dos fatos ou não. Muitos estudos apontam para a existência de mídias voltadas especificamente para o público infantil e para a produção e a recepção desses produtos midiáticos. Além disso, observa-se o contato infantil com o meio eletrônico, principalmente com a Internet como fonte de entretenimento e informação, tanto no ambiente familiar quanto escolar. Entretanto, o público infantil possui características, interesses e necessidades que o diferem do usuário adulto. Diante disso, a proposta de investigação deste trabalho é analisar sites infantis e elaborar um webjornal experimental, adequado às características do usuário infantil, a fim de atender às necessidades informacionais e comunicacionais das crianças, tendo como foco o jornalismo factual. Ao mesmo tempo, realizaremos uma pesquisa exploratória com crianças de 10-12 anos, alunos de 5ª e 6ª séries de escolas públicas nas cidades de Araraquara e Bauru (interior de São Paulo), para conhecer os sites mais visitados e a opinião infantil sobre os mesmos. Na análise destes sites infantis, verificaremos as ferramentas de hipermídia, a linguagem utilizada, o grau de interatividade, o conteúdo abordado e a interação com o público-alvo.

Na realidade o factual abrange o grande setor sendo da mídia como de outras profissões e aqui iremos acrescentar alguns fatos que ocorrem no dia-a-dia da população brasileira e mundial e está conceituada como factual. Invasão pirata – Alvo da pirataria, o longa-metragem Tropa de Elite, de José Padilha, atraiu cerca de 180 mil espectadores ao cinema, apenas no último fim de semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O filem teve pré – estréia, em Fortaleza. O silêncio estratégico de Moroni. Pré-Candidaturas: O noticiário foi ocupado, nos últimos dias, pelos pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza, especialmente na linha de oposição à prefeita Luizianne Lins. Enquanto isso, Moroni Torgan optou por manter sua agenda política à distância dos jornalistas durante passagem pela cidade. Violência desafia o Nordeste – Foi-se o tempo em que o cenário das belas praias e rica diversidade cultural era a marca nordestina. A violência, hoje, está incorporada ao cotidiano das capitais da região, que tem pelo menos dois estados incluídos entre três que lideram o ranking nacional da violência: Pernambuco e Alagoas. A alternativa da polícia comunitária. No Ceará, “Ronda do Quarteirão”; em Pernambuco, “Pacto pela Vida”; no Maranhão, “Planos Locais”. Nomes distintos para idéias semelhantes, que têm no núcleo central um esforço de aproximação entre polícia e comunidade. Rebelião petista faz Lula pedir a Berzoini que fique – Pré-candidatura de Marco Aurélio Garcia abriu racha no Campo Majoritário e Lula decidiu que a permanência do atual presi8dente pode pacificar o grupo. Tasso Genro deve apoiar José Eduardo Cardoso na disputa interna petista. Empregos – 18 mil vagas até dezembro. Fim de ano – Aberto temporada de empregos, temporários ou não, para o final do ano. O aumento do consumo neste período impulsiona, principalmente, o setor de serviços, a indústria e o comércio. A partir de Outubro, as empresas cearenses já começam a contratar e preparar profissionais a fim de atender a demanda do período. O Sine-IDT disponibiliza 18.833 vagas para todo o Ceará. Saiba como disputar as vagas, preparar o currículo e conheça ainda o que diz a legislação brasileira para empregos temporários. Aprendamos a compreender cada criatura no problema em que se encontre. Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz ‘consigo’ mesmo é serviço de poucos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/10/2007
Código do texto: T701182
Classificação de conteúdo: seguro