Histórias dos irmãos (eu tinha de contar)

Histórias que o povo conta

porque eu não contar a minha?

Meus irmãos, posso falar deles, eles já faleceram!!!

Pra mim foram muito especiais...

Afonso, lembro desse irmão, era recluso, sofria de uma intensa crise psicológica, não saía de casa, depois que ficou viúvo e tomando conta de uma filha que nasceu com deficiência mental. O motivo de sua intensa confusão psicológica se deu por um dia ao receber notícia em seu trabalho de que sua filha bem pequena morreu enforcada no berço, ao tentar sair. A mãe envolvida com os trabalhos domésticos não havia percebido. Aquilo foi como um terrível choque, atingiu a sua mente por anos e anos, mas ia sobrevivendo.

Munido de uma coragem que eu não tinha, mas um dia resolvi visita-lo em outro bairro distante, o motivo da indecisão era porque pensava como seria recebido em sua casa, mas fui recebido magistralmente e tive a oportunidade de conhece-lo de verdade, vi que era um autêntico poeta, seus cadernos recheados de poesias espetaculares, sua mente possuía uma intensidade interpretativa marcante. Dali o nosso intercâmbio na literatura foi muito bom, comecei os meus escritos nessa época mesmo. Tive conhecimento de sua própria boca de que tinha sido muito travesso na sua infância, aos 4 ou 5 anos de idade, pegou um pau em brasa do fogão de lenha naqueles tempos nas casas era só fogão a lenha e procurou em baixo da mesa encostar no pé de meu bizavô que estava sentado. O velhinho ficou fulo da vida, maldizendo o “inocente” menino. Afonso ainda me relata que em sua mocidade, num baile quando estava dançando com uma moça foi atacado pelo namorado da dama que chegou e pegou eles no ato, num ímpeto rápido teve que pular de uma janela a tempo pra não ser atingido por um tiro do feroz da moça.

Esse meu irmão Afonso parte para a outra vida aos 69 anos, creio que foi mais ou menos a uns 18 anos.

Francisco, a lembrança desse irmão é outra história marcante, talvez o nome Francisco fosse uma inspiração de minha mãe por causa do Santo São Francisco de Assis. Entretanto meu irmão Francisco, não era santo, mas também nem tanto, normalidade normal num ser humano, as traquinagens eram seu forte, foi o irmão que mais apanhou de minha mãe, suas fugidas de casa para ir na casa de minha avó, porque era uma casa pelas nossas condições até confortável, minha avó depois que ficou viúva casou com o gerente da Empresa de Águas de nossa cidade. 3 irmãos meus mais velhos minha avó levou pra morar com ela, para aliviar nas despesas lá de casa, afinal restava mais 9 filhos para minha mãe e meu pai dar conta.

Mas qualidades Francisco tinha de sobra, sua inteligência era notada por tudo que pretendia fazer conseguia com esmero, na música era um exemplo clássico, violão, gaita aprendera sozinho, exímio mestre de obras, seu conhecimento de eletricidade, pedreiro, carpinteiro era perfeito. Quanto à religiosidade deu seus saltos, separou da igreja católica quando decepcionou com um padre numa de suas confissões o padre deu uns gritos com ele no confessionário, (pecados acima da média?...) a igreja cheia, Francisco disse que saiu envergonhado, ao seguir algumas igrejas evangélicas também não deu certo também, saiu da igreja que frequentava da mesma porta que entrou, não enquadrou com os requisitos do pastor. Tentou seguir sua carreira de pregador sozinho, uma de suas especialidades também: um grande orador. Com todos esses pesos nas costas, a prova que era uma criatura boa, porque apesar de sua separação conjugal, seus filhos são cidadãos exemplares e tem boas lembranças do pai.

Francisco termina sua jornada aqui na terra também com seus 69 anos de idade. Creio que mais ou menos uns 14 anos atrás.

NOSSA! AINDA FALTA MAIS 3 IRMÃOS QUE FALECERAM QUE EU QUERIA CONTINUAR A CONTAR SEUS FEITOS, MAS A CRÔNICA ESTENDERIA MUITO!...

SE EU TIVER ERRADO EM ALGUMAS DAS DATAS, NARRADAS AQUI E TIVER OPORTUNIDADE DE FALAR DOS OUTROS IRMÃOS FALECIDOS EU CORRIGIREI.