O COVID EM 31/07/2020

É bem interessante olhar os números do COVID19, dados de 31/07/2020. Eu sei que é chato. Não quero concluir apenas acompanhar. Tem um ditado na matemática, ou estatísticas, que diz: a gente espanca os números até eles confessarem. Não quero chegar a tanto.

Sei que haverá críticas e formas diferentes de olhar e abordar o assunto. Vou mostrar alguns números verificados sobre dados oficiais de 31/07/2020. Poderia escolher vários fatores, isso já é uma avaliação bem pessoal. Casos infectados, internações, recuperados, mortes, etc. Acredito que o dado mais confiável é o número de óbitos.

Sei claro que apurações contém erros. Dados não computados, atrasados, ou até algum excesso. Mas mortes, de uma forma ou outra, são contadas. Casos infectados sabemos que depende da testagem e muitos outros fatores.

O vírus chegou ao nosso país pela região sudeste, em São Paulo, no dia 12 de março. Depois segui pro norte e nordeste. Na região sul e centro-oeste, a pandemia chegou depois. Por isso é difícil comparar. Há estados com recuos, em estabilidade e outros em crescimento de casos. Mesmo assim me arrisco sujeito a enganos e imperfeições.

Temos no Brasil hoje 92.568 mortes por coovid19, o que resulta em 43,26 mortes por 100 mil habitantes. Esta é uma forma fácil e sensível de olhar para este terrível número.

Temos na ordem, em 1º Roraima com 101,62/100mil, em 2º Ceará 86,77/100 mil, em 3º Amazonas 84,44/100 mil, e em 4º Rio de Janeiro com 81,88/100 mil habitantes.

Na outra ponta, menos mortes per capita temos 27º Minas Gerais com em 26º Mato Grosso do Sul com 14,35/100 mil, 25º Santa Catarina com 16,37/100 mil e em 24º Rio Grande do Sul com 16,62/100 mil habitantes.

É importante ressaltar que os estados com mais mortes/100 mil habitantes, em geral, estão crescendo pouco e, por outro lado, os estados que hoje têm menor índice de mortes por 100mil habitantes ainda estão em grande crescimento, infelizmente.

Vários comentários e especulações podem ser feitas. Espero continuar no próximo texto.

Porto Alegre, 1º de agosto de 2020.

JORGE LUIZ BLEDOW – E-mail bledow@cpovo.net

JORGE BLEDOW
Enviado por JORGE BLEDOW em 01/08/2020
Código do texto: T7023107
Classificação de conteúdo: seguro