Bicicleta

A bicicleta faz parte da minha vida. Vivo numa cidade onde tem muita bicicleta. Praticamente todo morador tem uma bicicleta na sua casa, e as crianças já com 3 anos ou menos aprendem a andar.

Eu aprendi a andar de bicicleta aos cinco anos ou menos, não me lembro bem. Mas me lembro da minha primeira bicicleta era vermelha, foi minha madrinha quem me deu. Era uma bicicleta usada, ela deu duas pra nossa família. Uma pra mim e outra pro meu irmão.

Me lembro que andava bem de bicicleta e nunca havia caído. Até que um dia meu vizinho disse que me ensinaria e me jogou 3 vezes com a bicicleta no mato. Ele disse que eu precisava cair para aprender. Foi muita maldade.

Ainda criança me lembro que uma vez caímos na vala, eu, meu pai e meu irmão. Enquanto andávamos de bicicleta pelo acostamento um grande ônibus nos jogou dentro da vala.

Cai de bicicleta muitas outras vezes, sobre tudo depois de velha.

Coloquei um campanhia no guidon da bicicleta, não tenho paciência com as pessoas andando devagar na avenida, então toco logo minha companhia e peço sinal de passagem. No começo tinha vergonha, hoje não tenho nem um pouco.

Gosto de andar de bicicleta, com ela já fui a muitos lugares. Gosto de ouvir música enquanto ando de bicicleta. Com ela já andei na chuva, no sol, no calor e no frio. A bicicleta me acompanhou da escola a faculdade. E hoje me leva e me trás do trabalho.

Com ela já fui ao médico, a casa de familiares e amigos.

Aquela bicicleta já me viu nos dias felizes e tristes e também já me ajudou a trazer meu cachorro ainda filhote para casa em sua cestinha.

A gente nunca sabe o caminho que tem pela frente. Essa última bicicleta tenho há 11 anos. Comprei quando entrei na primeira faculdade que fiz. Ela já foi azul e novinha, depois pintei de cor de rosa e recentemente de azul e branca. Fiz uma senhora reforma nela. Um dia talvez eu troque a bicicleta pelo carro. Mas de uma coisa eu sei. Ela sempre estará comigo, nem que seja pra um passeio.