Lendo José Saramago

Meu texto de hoje,domingo

" Lendo José Saramago"

" O homem viu todos descerem, e a terra se espalhar pelo barco, e as árvores ali brotarem"

"Que é necessário sair da Ilha para ver a Ilha ..."

Quando leio José Saramago, sempre releio o encontro entre ele e Pilar Del Rio, sua companheira que não gosta de ser chamada esposa/viúva Pela belíssima estória dos dois,que me apaixona, entendemos um encontro muito além disto.Vale conferir e se apaixonar literalmente .

Quando começamos a viver este momento sem fim da Pandemia, era comum alguns escritores associarem a situação ao livro ":Ensaio sobre a cegueira", de Saramago.

Quando leio " Conto da Ilha perdida" , sinto uma relação inexplicável, visto que não se estabelece nenhuma lógica entre o Autor,sua Obra e a Pandemia.

Talvez me instigue a insistência do personagem do Conto, em buscar o desconhecido para reconhecer a própria natureza da Vida.O Conto trabalha a resiliência, até que se conheça a Ilha, a terra, as árvores, e perceber que de verdade terá que sair dela para entender o que ela significa.

Hoje somos ilhas , e não nos reconhecemos mutantes . Encontrarmos pessoas que passam por nós, mascaradas, e se não enxergamos bem, como eu, criamos até um problema para o futuro .Eu não reconheço quase ninguém usando máscara. Mas voltando às Ilhas, acredito que somente saberemos a intenção da Vida (nos expondo a esta situação caótica), quando a suposta normalidade acontecer.

Alguém se arrisca a uma previsão de retorno do barco?

Estamos mais que cegos .

Estamos em terra firme, completamente desconhecida.

Nossa Ilha chama_se abandono.

Quisera eu saber onde está ancorado meu barco.

(Nádia Monteiro da Silva)

Sororidade Contada em Prosa e Verso
Enviado por Sororidade Contada em Prosa e Verso em 02/08/2020
Código do texto: T7024353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.