PASSANDO O RODO

Passando o rodo.

Enquanto lavava a rua a mulher olhava o movimento e se divertia com tudo o que acontecia ao seu redor.

Parava sua atividade para conversar com um ou outro exercitando seu esporte preferido a maledicência. Ah como gostava de lançar a língua ferina, que zunia como uma chibata agressiva sobre a vida de cada um! Sabia tudo, tinha conhecimento dos menores detalhes do que acontecia na rua. Sabia que a dondoca da casa da esquina estava saindo com um homem casado. Que o rapaz filho da dona zinha tinha finalmente saído do armário. Que Sô Jão la do final da rua estava namorando uma moça novinha. Imagina só o homem tem 76 anos!

Falava do tempo do frio do calor, da chuva, da politica do preço do feijão e dos absurdos das cenas da novela de ontem. Enquanto lavava o passeio passava o rodo em tudo.

Num dado momento parou e ficou indignada quando viu que escorria uma água próxima ao seu portão, água essa que se juntava à outra que usava para lavar seu passeio.

Num acesso de raiva olhou agressivamente para a mulher da casa de cima, que cometia aquela atrocidade de ficar lavando o passeio! Absurdo! Gritou indignada para a vizinha: –Fica aí fofocando, falando da vida dos outros, gastando água e molhando a porta da gente. Xingou e escondeu-se. Entrou na casa bravejando: - Fofoqueira sem vergonha.