Luiz Florentino da Silva

Meu pai esse mesmo do título, sr. Luiz faleceu a mais de 60 anos, mas suas lembranças permanecem. Os mais novos nem tem ideia, mas algumas das pessoas com mais idade lembram de meu pai. Foi um dos primeiros garis de São Lourenço, a rua Dom Pedro II, foi a que ele religiosamente varria todos os dias úteis. Quando estava varrendo, se aparecia um enterro, naquela época os defuntos eram levados num caixão (bem esquisito) geralmente era de cor roxa, me parece se fosse de criança era cor branca. O cortejo seguia na rua Dom Pedro II, até chegar na Igreja Matriz, onde o corpo era recomendado (se fosse católico é lógico, mas o sr. Luiz, largava de sua vassoura e fazia questão de ajudar levar o caixão até dentro da igreja, principalmente quando o ocupante do caixão era bem pesado.

Outra peculiaridade de meu pai era toda noite, também religiosamente rezava um rosário, 3 terços eram rezados todas as noites. Minha mãe já via por outro lado, embora fosse adepta dessas orações diárias, sempre recriminava:

--- Luiz, não adianta rezar tanto se você não vai na igreja regularmente, nem confessa de vez em quando, tem que ir na igreja também, homem! (mas depois que ele terminava de rezar) isso se estendia indefinidamente porque nunca notei uma noite que meu pai não rezava.

Meu pai bem calmo, diferente de temperamento da minha mãe, de fato ela era brava, não tanto exagerada mais era, não levava desaforo pra casa e o seguir os mandamentos da igreja debatia muito. Então meu pai só dizia assim:

--- ah! Maria, calma aí.

Essas obrigações de meu pai era depois que ele chegava de seu outro serviço de guarda noturno numa loja da cidade.

Tenho de dizer também que meu pai não sabia ler nem escrever. Possuía muitas amizades, dos que o conheceu, são testemunhas que ele possuía uma bondade marcante, procurava ajudar dentro do possível, qualquer um que precisava de sua ajuda.

Um dia sem estar com a idade avançada, começou a sentir dores horríveis no estômago, interessante que naquela época, sem recurso, nem havia exames disponíveis, o médico da família acertou em cheio dizendo ser câncer e em estado bem adiantado, a morte seria iminente.

E foi assim, meu pai com apenas 53 anos veio a falecer, deixando os restantes dos 12 filhos vivos, porque já tinham falecido 4.

EM RECONHECIMENTO DO QUE O MEU QUERIDO PAI FOI DURANTE SUA PERMANÊNCIA NESSE MUNDO, EU DESEJO A TODOS OS PAIS: UM FELIZ DIA COM PAZ E HARMONIA...