Fatman, 9 de agosto de 1945, cidade de Nagasaki

Hoje, 9 de agosto, fazem 75 anos da bomba atômica de Nagasaki. Não sei se digo que foi uma injustiça o que aconteceu, porque se não houvesse o ataque morreriam muitos jovens do lado aliado. "A bomba foi necessária".

Tudo na guerra se resume à insanidade; não existem ideologias, existem poderes. Comunistas casam com capitalistas, a esquerda radical beija a direita. E os soldados, quem são? Coitados; são homens que defendem a terra que tanto ama.

O ataque atômico a Hiroshima e Nagasaki mostra o quanto o ser humano está disposto a ir na sua mais terrível insanidade. Bem, como disse o primeiro ministro Tojo: "É a glória ou o declínio!"

Hoje só existem marcas, e elas estão manchadas com o sangue de muitos inocentes. Não sei dizer muita coisa sobre o assunto, mas, pelo pouco que eu sei, a história contada pelos vencedores sempre deixa uma lacuna.

Por fim, os Japoneses conseguiram a igualdade que tanto almejaram após a primeira guerra mundial, mesmo lutando do lado errado. Então, acho que todos se beneficiaram, a única exceção é aqueles inocentes que não sabem o que os atingiu.

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 09/08/2020
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T7030862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.