SEMENTES DO MAL.

Aquela conversa informal entre dois amigos:

-Cara, eu vi ontem um filme mostrando os horrores do nazismo, pessoas sendo mortas numa câmara de gás e toda sorte de maus tratos. Que horror! Isso me deu medo do nosso futuro.

-É amigo, que horrível pensar que essas coisas aconteceram. Muito triste mesmo que o ser humano seja capaz de fazer isso com o outro. Mas que bom que isso não existe mais.

-Será que não amigo?

-Eu acho que isso não voltará a acontecer não. É outra época, é outra mentalidade...

- Já pensou na razão disso ter acontecido?

-A maldade humana.

-Com certeza é a maldade humana. Mas ela esta ainda retratada em muitos gestos e discursos. Vemos hoje na nossa politica toda uma onda de conservadorismo. E ideias que se assemelham àquelas.

-Não, não acredito nisso. As pessoas hoje pensam diferente.

- A partir de que uma árvore cresce?

-A partir da semente.

-Então se temos em nossa sociedade sementes de ódio, de preconceito, de racismo, tudo aquilo pode acontecer de novo. Basta regar essas sementes. Enquanto isso existir a ameaça do nazismo, do fascismo de coisas do gênero sempre existirá. Temos a base, a semente. E foram essas sementes plantadas no solo fértil das ideias que fizeram surgir tudo isso.

- E qual é exatamente essa semente?

- A ideia de que um ser humano é superior a outro. Dividem-se as pessoas em categorias e diz-se: essa é melhor que aquela. O meu grupo é melhor que o seu, então o meu pode destruir o seu. Eu sou branco você é negro. Eu sou heterossexual você é homo. Eu sou gente de bem e você é bandido. Eu sou homem e você é mulher. Eu sou cruzeiro você é atlético. Eu sou desse partido político e você daquele que eu não quero nem dizer o nome. O meu grupo é melhor que o seu. Então somos rivais e eu o subjugo por me sentir superior. Semente lançada, só regar, cultivar esperar crescer...

-Interessante sua teoria.

-Pois amigo, enquanto não entendermos que somos apenas seres humanos, todos iguais, essa semente estará pairando por aí e pode se transformar numa árvore enorme. Acredite tudo pode voltar a acontecer. Eu vejo essas sementes em todos os cantos.

-Sabe que um dia desses eu estava num bar e ouvi um pessoal falando isso? Tinha um pretinho invocado, uma mulher que pelas roupas parecia uma piranha, uma bicha louca, um safado de um atleticano e dois sujeito mal encarados cheio de tatuagens comentando sobre isso aí. Acho que eram todos daquele partido. O bando defendia uma ideia igual essa sua. E não é que apesar de serem como são eles tinham razão?