_____"AONDE VAIS COM TANTA PRESSA?"

 
“A pressa é inimiga da perfeição”. Também acho. A pressa não serve pra nada. Deixa tudo pela metade, atropela o que há pela frente. “Ando devagar, porque já tive pressa”. Não é só Almir Sater que pensa isso. Eu também. Já corri demais nessa vida de meu Deus! Agora é “devagar, é devagar, devagarinho”, que vou indo...

Se em certas épocas, a pesca deve ser proibida, a pressa, deveria ser proibida o tempo inteiro. Ninguém deveria andar guerreando contra o tempo, brigando com o relógio, sofrendo de correria crônica. Você com certeza já se perguntou, ou perguntou pra alguém: "Aonde vais com tanta pressa?". Que atire o primeiro relógio quem nunca teve uma pressinha... Sim, aquela pressinha que virou pressão!

Penso que a morte se abrevia quando se corre demais. E quantos desastres poderiam ser evitados se o mundo não tivesse tanta pressa. “Mais vale perder um minuto na vida, que a vida num minuto” — essa vale pra muita gente que se arrisca pelo trânsito pra ganhar tempo na pressa... E não raro, a pressa acaba mesmo num corpo estendido no chão.

Todas as pessoas do mundo deveriam ter tempo pra acordar direito; ter tempo pra comer com calma; ter tempo pra tomar um bom banho sem estresse; ter tempo pra ouvir todas as músicas, ver todos os filmes que quisessem. Deveriam poder ficar sentadas, olhando pro nada, enquanto tivessem vontade, sem se sentirem culpadas por não estarem fazendo nada, ou "perdendo tempo".

Deveria ser permitido a todos os homens e mulheres desta terra só irem trabalhar na hora em que tivessem vontade, sem pensarem que se atrasando por dois minutos perderiam o ônibus que já teria passado voando pelo ponto.

Deveria ser permitido a todos os velhinhos, que já correram tanto, não terem que pensar nos eternos ponteiros marcando hora para remédios, do amanhecer ao anoitecer.

Deveria ser de praxe que todas as crianças do mundo tivessem um tempo sem fiiiimmm para brincar, brincar e brincar, sem terem que cronometrar minutos para darem conta das muitas atividades que nem sempre lhes dão prazer.

Muitas tragédias já foram feitas em nome da pressa. Pressa pra fazer nascer as crianças; pressa para casar os jovens; pressa para formar os profissionais; pressa para colher os frutos que ainda não amadureceram; pressa para romper os casulos; pressa para deixar os ninhos; pressa para colher as rosas, ainda em botões; pressa na engorda dos bichos para o abate; pressa em construir prédios sem a devida estrutura; pressa no cultivo de grãos, à força de adubos e fertilizantes... Ah, a pressa é sim, inimiga da perfeição, como não? — ainda que a perfeição não exista, a pressa não passa de uma impostora!

 
Quem não se lembra do personagem, da Escolinha do Professor Raimundo, se exercitando e gritando: “Issaaaa!! Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!” Estava certíssimo: vivendo na base da pressa, a última coisa que se pode ter é boa saúde! Sem contar que "O apressado come cru"... Ah, e pra fechar, tenho minhas dúvidas se realmente "Deus ajuda a quem cedo madruga"...