Estelionato virtual

Ninguém vai encontrar ao menos hoje, referencias sobre estelionato virtual em livros ou dicionários e muito menos no código penal.

Esse termo me veio à mente semanas atrás então fui eu mesmo que o inventei um pouco pelo fato de ser formado em direito ainda que nunca tenha exercido a nobre profissão de advogado até hoje.

Estelionatário é quem passa um engodo, quem engana uma segunda ou várias pessoas com uma atitude desleal de camuflar uma realidade.

Então voltando ao nosso espaço virtual, estelionato virtual é cometido quando:

a) Alguém cria nicks e e-mails fictícios com objetivo de se esconder ou de ter a possibilidade de não ser encontrado.

b) Alguém que entrando num site de relacionamento não coloca fotos reais ou atuais ou mesmo usa fotos trabalhadas em programas de imagem para “melhorar-se”.

c) Também quem omite ou coloca informações falsas sobre suas características físicas.

d) Outra modalidade de estelionato virtual comete quem a título de não se expor, coloca ao invés de fotos figuras que não condizem com sua realidade.

e) O estelionato virtual é cometido por aqueles que vivem distribuindo palavras relacionadas a sentimentos que na realidade não sentem exemplo “eu te amo”, “adoro todos meus amigos” “desejo você” e outras.

f) O crime de estelionato virtual é maior quando as pessoas prometem pela net aquilo que sabem ou não tem certeza de que poderão cumprir, exemplo encontros apaixonados ou desempenho sentimental ou sexual dessa ou daquela maneira.

g) Também aqueles que se propõe e comprometem a encontrar alguém e sem qualquer aviso ou com aviso, porém sem contexto mudam de idéia.

É uma pena que aqui no meio virtual estejam sempre ocorrendo tantas formas de estelionato virtual ao invés de usar esse meio para ampliar os relacionamentos reais de amizade e carinho.

Você que surfa pelas ondas da Internet, avalie suas atitudes e veja se está ou não em algum ponto cometendo ou sendo vítima (o que é pior) desse tipo de estelionato. Eu mesmo com vasta experiência de vida e de net vivo sendo uma vítima pelo meu modo sonhador e apaixonado de ser.