EVA FURNARI

O colégio onde eu trabalhava, o Lycée Pasteur, em São Paulo, nos anos 1990, não me lembro com clareza a data, organizou uma grande festa sobre o livro. Durante meses os alunos, principalmente os do primário, receberam instruções e pesquisaram tudo sobre livros, inclusive como eles eram feitos, as capas, as ilustrações, etc. Até aprenderam a fazer papel maché e mexer com tintas para fabricar seus próprios livrinhos. Chegado o grande dia, tudo preparado, exposições arrumadas, trabalhos dos alunos em evidência, varais com ilustrações feitas por eles e por artistas famosos, recebi da diretoria a incumbência de ir buscar, em sua casa, a “estrela” da festa: Eva Furnari!

E lá fui eu, sentindo-me super honrada. Tive a surpresa de encontrar uma pessoa simpaticíssima, que durante os trajetos de ida e volta foi conversando comigo como se fôssemos velhas amigas. E no colégio ela fez sensação, não só entre as crianças, mas também cativou alunos maiores, diretores e professores. Pena que a vida atribulada da grande cidade não permitiu que eu tivesse a oportunidade de estar novamente com ela. Ficou a grata lembrança.

Eva Furnari nasceu em Roma em 1948. Veio para o Brasil com 2 anos de idade. A família fixou residência em S.Paulo. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, entre 1974 e 1979 foi professora de Artes no Museu Lasar Segall.

Desde criança gostava de desenhar e na adolescência fez cursos para aprimorar seu desenho. Em 1971 apresentou seus trabalhos em mostra individual na Associação Amigos do Museu de Arte Moderna.

Em 1980 estreou na literatura com narrativas visuais, sem texto. Foi desenhista em diversas publicações, entre elas o jornal A Folha de São Paulo, no suplemento infantil.

Em sua carreira recebeu diversos prêmios, inclusive nove prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e sete Prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, de “Melhor Livro Infantil” e “Melhor Ilustração”.

(informações sobre a biografia de Eva Furnari retiradas da internet)