Feliz Natal ou as palavras do Quixote sem o Sancho

A Paz mais uma vez não veio, se bem que augurada a boca cheia. Na Conferência de Paz, os conferencistas se engalfinham e se atiram os assentos das poltronas em razão de uma dúvida semântica sobre a redação do Art. LXVIII, § 25, alínea 1... E foi convocada, assim, em caráter de urgência, uma pequena conferência paralela de pacificação para se resolverem os atritos na Grande Conferência de Paz.

De rastros, a mulher etíope caminha até o poço e sacia a sede. Depois de um rápido descanso e uma tomada de fôlego, passa a lavar as mãos sujas de sangue da filhinha morta. Para não vê-la morrer, matou-a por sufocação. Não derramou sangue algum, mas lava o sangue que ficou.

Na Conferência Mundial de Alimentos, Bangladesh patrocina o banquete de abertura. Os delegados, no entanto, retiram-se em meio à festa para chegarem a tempo da incineração do milhão de mortos de fome em seu país. Vão ainda resolver os problemas decorrentes da fuga em massa para a fronteira vizinha, os milhares de desesperados e roídos pela fome.

Não raro, os ricos pedem humildade, paciência e caridade. Não raro, os poderosos pregam obediência e respeito ao Direito, não raro para que durmam tranquilos nos seus antros de veludo e nos seus ares de incenso. Não raro, pregam calma, criticam pelo instintivismo, pela impulsividade e sabemos mais por quê?

Às vésperas do Natal, as grandes mensagens ao lado das facilidades do crediário. Sinos, geladeiras, cartões, máquinas de lavar, beijos, abraços, leitões, patos, perus, índices comerciais, rodelas de tomate, ervilhas, papais Noel, sapatos na janela, comerciantes preocupados, cheques sem fundo... Mas, apesar de tudo, o décimo-terceiro é um penhor seguro. Não custa bajular, haverá compensações. Os votos de boas festas não serão gratuitos. Virá grana de volta, podem crer.

Por isso, Merry Xmas e Feliz Natal. Que Deus abençoe sua saúde e o seu dinheirinho que virá morrer nos meus bolsos. Compre muito, tá? Não se esqueça. Tenha um bom Natal, mas compre na Casa do Alípio ou nas Organizações Meio Mundo, as mais barateiras, o crediário mais simples e as mercadorias da melhor procedência e Feliz Natal. Nosso cobrador está de férias até depois do Ano Novo. E continue comprando aqui. Papai Noel inteligente compra nas Organizações Meio Mundo ou na Casa do Alípio, onde seu dinheiro vale sempre mais, seu abençoado dinheiro. E que Deus guarde vosmecê e excelentíssima família. E que os sinos de Natal...

Na televisão, a belíssima mensagem do Papa. Graças que terminou, agora vai começar “Os bravos morrem de pé” e, no outro canal, se você preferir mais ação, tem um faroeste legal. “Vou, chego, furo, mato, espinico e trago de volta a carcaça do canalha”. Demais, né?

Feliz Natal, ok? Merry Christmas, tá? Heureux Nöel, yes? Buon Natale, va bene?

.........

Dia 25, ao meio-dia, acorda com o rosto empapuçado, mal humorado, com gosto de cabo de guarda-chuva na boca. Uma vontade horrível de vomitar. Vomita tudo, menos o desespero.

Feliz Natal.

(Brasília/1974)

William Santiago
Enviado por William Santiago em 22/08/2020
Código do texto: T7043682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.