A VELHA DESCULPA DA AMEAÇA COMUNISTA

“— Olhe, fico enfurecido — respondeu Ira — sempre fico enfurecido, e espero que no dia em que eu morrer eu continue enfurecido. Arranjo confusão porque fico enfurecido. Arranjo confusão porque não fico de boca fechada. Eu fico muito enfurecido com o meu adorável país quando o senhor Truman diz ao povo, e todos acreditam nele, que o comunismo é o grande problema deste país. Não o racismo. Não as injustiças. Isso não é problema. O problema são os comunistas. Os quarenta ou sessenta mil comunistas. Eles vão subverter o governo de um país de cento e cinquenta milhões de pessoas. Não insultem minha inteligência. Vou lhes contar o que é que vai subverter toda esta porcaria: o modo como tratamos as pessoas de cor. O modo como tratamos os trabalhadores. Não vão ser os comunistas que vão subverter este país. Este país vai subverter a si mesmo ao tratar as pessoas como animais!”

Texto do livro Casei com um comunista do consagrado autor norte-americano Philip Roth, editado em 1998. Sua ambientação abrange períodos imediatamente antes e logo após a Segunda Guerra Mundial. Aconselho a leitura dos períodos grifados por mim a todos os brasileiros sem a coragem de se assumir como fascistas, escondendo-se sob o manto de “conservadores”. O único detalhe do livro inaplicável ao Brasil de hoje diz respeito à população norte-americana da época em que ele é ambientado e a proporção de comunistas ditas pelo personagem. No restante, tudo no mais se aplica ao reacionarismo político de hoje em nosso país. Outrossim, se alguém põe em cheque a previsão do personagem autor dessas mesmas palavras quanto ao futuro dos EUA, seria aconselhável estudar e observar melhor o andamento da política americana depois que homens como George W. Bush e Donald Trump, principalmente, surgiram na Casa Branca.

Heitor Herculano
Enviado por Heitor Herculano em 23/08/2020
Código do texto: T7043975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.