Maceió em Festa

Hoje, 27 de agosto, dia da Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, em vez da tradicional procissão pelas principais ruas do centro da cidade, uma gigantesca carreata até a cidade de Marechal Deodoro, primeira capital alagoana, a pouco mais de 20 quilômetros da Catedral Metropolitana de Maceió. A imagem será conduzida por um trio elétrico, onde o Arcebispo e seus auxiliares, a famosa orquestra da Polícia Militar de Alagoas, párocos convidados de outras igrejas, seguindo o devido protocolo exigido pelo momento da pandemia, encabeçarão o grande cortejo religioso, cujo ápice ocorrerá naquela histórica cidade de Alagoas, em cujo município está a praia do Francês, a mais conhecida pelos turistas que visitam o belo litoral alagoano. Pela ampla divulgação do evento, e considerando o horário pós praia, é provável que muitos turistas se desloque com destino ao centro daquela cidade, passando por aquele viaduto, onde uma frase histórica está estampada em letras chamativas: "AQUI NASCEU A REPÚBLICA."

Independentemente do espírito patriótico do cidadão, a frase desperta o orgulho do alagoano, o Estado onde nasceram seus dois primeiros Presidentes da República. Assim, além das comemorações religiosas, celebram também as cívicas patrióticas, por culminar na histórica cidade de Alagoas.

Um evento religioso, que o público católico há de prestigiar, dando-lhe grande brilho ao anoitecer, antes contemplando o mais belo pôr do sol da Lagoa de Manguaba, também contígua a de Mundaú, a mais conhecida pelos turistas. Seja, hoje, mais um componente dessa grande carreata histórica, no momento da pandemia da Covid-19, que haveremos de vencer, com a força da medicina e a fé em nossa Padroeira.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 27/08/2020
Reeditado em 27/08/2020
Código do texto: T7047554
Classificação de conteúdo: seguro