Por que estamos apressados?

Emprestar os ouvidos a alguém que surge no caminho em busca de orientação ou de uma simples informação, quando estamos apressados; parar e corresponder a um sorriso ou a uma risada de uma criança que passa, quando estamos apressados; deparar com o trânsito engarrafado, com filas de dois a três quilômetros de veículos, quando estamos apressados; dentre outros exemplos...

Por que essas coisas acontecem, na maioria das vezes, quando estamos apressados?

E por que estamos, muitas das vezes, apressados?

Eh!... Lamento ter de dizer que os problemas não estão nas coisas que acontecem conosco. Também, não estão nas pessoas e demais seres que nos envolvem no dia a dia, ou quase sempre, ou de vez em quando.

O certo é que emprestar os ouvidos a alguém que surge no caminho em busca de orientação ou de uma simples informação; parar e corresponder a um sorriso ou a uma risada de uma criança que passa; ter a devida paciência no trânsito engarrafado, com filas de dois a três quilômetros de veículos...

São boas ações. Pequenos atos que nos levam a desenvolver virtudes.

Sublimes gestos caritativos, se suportados com paciência e sem murmuração.

Mas... E as questões da pressa? Também são boas ações? Desenvolvem virtudes? São gestos caritativos?

Por que andamos quase sempre apressados?

Por que corremos tanto de um lado para o outro, e estamos sempre no mesmo lugar?

A resposta pode estar em cada um de nós, nos respectivos "mundinhos" particulares instalados em nós mesmos.

Então, por que estamos apressados?

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 27/08/2020
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T7047983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.